Por Camilo Vannuchi, em sua página no Facebook –
Chegam a mim, por diferentes canais, diversos relatos de protestos contra Michel Temer no Rock in Rio. Comum a todos eles, a empatia com a causa indígena e ambiental. Por um lado fico feliz. Por outro, decepcionado. O que me anima nestes relatos é perceber que há grande resistência na esfera pública à atrocidade que representa a liberação da Reserva Nacional de Cobre e Associados, a Renca, à exploração de minérios. Trata-se de trincheira urgente, central, que não pode ser em hipótese alguma desprezada como tema menor ou coadjuvante. Neste sentido, Gisele Bundchen, Evandro Mesquita, Frejat e todos que subiram ao palco de cocar ou esboçaram discursos em defesa da Renca cumprem um papel indispensável na denúncia internacional desse retrocesso.
É verdade também que um festival como o Rock in Rio está anos luz de ser um evento sustentável ou algo do tipo. Talvez até merecesse ser proibido. Mas não é esse o motivo de preocupação. Me preocupo em saber que existem duas classes de retrocessos, as aceitáveis e as inaceitáveis. Me preocupo ao ver que, para esses artistas que agora se posicionaram, é tolerável dar o golpe, é tolerável forjar e insuflar um pedido de impeachment sem substância, é tolerável derrubar uma presidenta legítima, é tolerável empreender contra um ex-presidente da República uma perseguição política sem precedentes sem que nenhuma prova seja apresentada ao longo de 15 anos de marcação homem a homem, é tolerável o maior confisco de direitos trabalhistas da história do Brasil, é tolerável a reforma política canalha que estão tentando fazer. O que não é tolerável é mexer com a população indígena e com o bioma. Claro que não é. Meu ponto é ver que a manifestação pública de toda essa gente dá-se tão somente quando não há polêmica, quando não há controvérsia. Difícil encontrar alguém que seja contra índios e meio ambiente. Ou melhor: difícil encontrar alguém que não faça parte desse desgoverno e, ainda assim, seja contra índios e meio-ambiente.
Por que toda essa gente não puxou um fora-Temer antes?
Na foto capturada da tela da Globo, líder indígena fala sobre demarcação da Amazônia em show de Alicia Keys no Rock in Rio
Curta nossa página no Facebook e acompanhe as principais notícias do dia