Duas vias de retrocesso

Compartilhe:

Por Camilo Vannuchi, em sua página no Facebook – 

Chegam a mim, por diferentes canais, diversos relatos de protestos contra Michel Temer no Rock in Rio. Comum a todos eles, a empatia com a causa indígena e ambiental. Por um lado fico feliz. Por outro, decepcionado. O que me anima nestes relatos é perceber que há grande resistência na esfera pública à atrocidade que representa a liberação da Reserva Nacional de Cobre e Associados, a Renca, à exploração de minérios. Trata-se de trincheira urgente, central, que não pode ser em hipótese alguma desprezada como tema menor ou coadjuvante. Neste sentido, Gisele Bundchen, Evandro Mesquita, Frejat e todos que subiram ao palco de cocar ou esboçaram discursos em defesa da Renca cumprem um papel indispensável na denúncia internacional desse retrocesso.




É verdade também que um festival como o Rock in Rio está anos luz de ser um evento sustentável ou algo do tipo. Talvez até merecesse ser proibido. Mas não é esse o motivo de preocupação. Me preocupo em saber que existem duas classes de retrocessos, as aceitáveis e as inaceitáveis. Me preocupo ao ver que, para esses artistas que agora se posicionaram, é tolerável dar o golpe, é tolerável forjar e insuflar um pedido de impeachment sem substância, é tolerável derrubar uma presidenta legítima, é tolerável empreender contra um ex-presidente da República uma perseguição política sem precedentes sem que nenhuma prova seja apresentada ao longo de 15 anos de marcação homem a homem, é tolerável o maior confisco de direitos trabalhistas da história do Brasil, é tolerável a reforma política canalha que estão tentando fazer. O que não é tolerável é mexer com a população indígena e com o bioma. Claro que não é. Meu ponto é ver que a manifestação pública de toda essa gente dá-se tão somente quando não há polêmica, quando não há controvérsia. Difícil encontrar alguém que seja contra índios e meio ambiente. Ou melhor: difícil encontrar alguém que não faça parte desse desgoverno e, ainda assim, seja contra índios e meio-ambiente.

Por que toda essa gente não puxou um fora-Temer antes?

Na foto capturada da tela da Globo, líder indígena fala sobre demarcação da Amazônia em show de Alicia Keys no Rock in Rio

cofrinho campanha cópia

Curta nossa página no Facebook e acompanhe as principais notícias do dia

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias