Por Washington Luiz Araújo, jornalista –
E no Bar do Gê, na periferia de São Paulo, o assunto continua sendo o golpe, claro. Mesmo com alguns frequentadores tentando mudar de assunto, o Chico Sabe Tudo sempre dá um jeito de abrir os olhos da moçada. E o assunto colocado no balcão desta vez foi o do STF. Sabe Tudo explicou ao pessoal como funciona o Supremo Tribunal Federal, dizendo que os 11 ministros deveriam ser os guardiães da Constituição. Ah, explicou também o que é a Constituição. E disse que é o STF quem cuida também de julgar deputados e senadores e também ministro, que têm o chamado foro privilegiado. Ou seja, só podem ser julgados pelos 11 da chamada Suprema Corte.
“Onze, igual a um time de futebol”, lembrou o aficionado e sempre associativo Zebrinha.
“Não vem de novo com essa de achar que política é igual jogo de futebol, não, ô Zebra. É bem pior!”, disse o Gole Grande.
“Calma gente. Às vezes esse pessoal parece que rouba mais do que juiz de campo. Vejam um caso: toda vez que tem algo que interessa ao PSDB, o juiz Gilmar Mendes, tucano declarado, ganha no sorteio. Parece roleta viciada de cassino picareta. Agora mesmo, caiu nas mãos dele para julgar o Aécio, suspeito de comandar uma corrupção em Furnas”, lembrou o Sabe Tudo.
“E o que é que deu?”, cobrou rapidinho o sempre direto Pança, que, ao contrário do que o nome sugere, não é muito de empurrar com a barriga (só a dele contra o balcão).
“Deu o de sempre. O Gilmar Mendes mandou arquivar. Mas agora chegou outro processo para o pessoal do STF julgar a respeito do Aécio”, esclareceu o Sabe Tudo.
“Ah, mas desta vez foi para a mão de outro, estou certo?”, perguntou o Zebrinha, doidinho para acertar uma.
“Zebra, você não vai acreditar, mas foi de novo para o Gilmar Mendes”.
“Caramba, parece até aquele comercial do posto de gasolina, está tudo lá…”, chutou o Gole Grande. O povo riu, e todos começaram a falar da famosíssima campanha publicitária.
E o Sabe Tudo, depois de se abastecer de um gole da “marvada”, lembrou que, quando Dilma nomeou Lula como ministro e caiu uma ação na mão do posto Ipi… quer dizer, do Gilmar Mendes. Ele como sempre contra o governo atual e contra o PT, não importa o que esteja julgando, e sempre a favor dos tucanos, empatou a ida do ex-presidente para o ministério, dizendo que ele poderia ser denunciado pela Operação Lava-Jato e que estaria tentando fugir disso, valendo-se do foro privilegiado.
Aí, o Zebrinha entrou com tudo: “Dessa eu sei, dessa eu sei! Eu ouvi uma garotada protestando na porta de uma escola e dizendo que o Lula foi impedido de ir, mas o Temer, agora neste governo que a meninada disse que é golpista, tem sete ministros investigados pelo Moro na tal da Lava-Jato, e como fica?”
“É, como fica o STF nessa conversa toda?”, questionou o Pança.
“Fica que eles estão dando uma de Mané, de João Sem Braço, de não é comigo, de não vem ao caso”, respondeu um já desanimado Sabe Tudo. E o nosso amigo que conta as novidades da política para o povo do Bar do Gê, realmente se mostra desanimado com a justiça do país. Tem hora que ele fica pensando que seria melhor ser “roda presa” igual ao Zebrinha. Sofreria menos.
E como sempre, para encerrar o papo e cerrar as portas do boteco, a última palavra é a do dono, o Gervásio, que vai direto ao assunto: “Quero saber é como fica a minha aposentadoria nessa confusão toda. Parece que querem mexer feio com a tal da previdência. Já aguentei muito bêbado aqui nestes últimos trinta anos e, pelo jeito, o Temer quer mais é que eu morra aqui atrás”.
“Calma, Gê, calma. Também não é assim. Mas de todo jeito põe mais uminha no meu copo, põe. Vai que você bate as botas mesmo e eu fico aqui de goela seca”, disse o Gole Grande – mas não sem antes o Sabe Tudo dizer que ia ler um pouquinho mais sobre a “tungada” que estão querendo dar na Previdência e que colocaria o assunto em pauta para a próxima vez que os “bebuns” estivessem reunidos.
“Bebum, nada! Eu só tenho é o gole grande”, encerrou de vez o papo aquele de quem nem se precisa dizer o apelido.