Em artigo publicado neste domingo (9/4) no Correio Braziliense, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz um balanço dos primeiros 100 dias de seu terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto, a serem completados nesta segunda-feira (10). “É um período curto se comparado aos 1.460 dias de trabalho para os quais fui eleito pela maioria do povo brasileiro. Ainda assim, 100 dias foram suficientes para revertermos um cenário estarrecedor, identificado pelos quase mil especialistas dos nossos grupos de transição”, afirma o presidente.
Compartilhado do Portal CONTEE
Ele destaca que, mesmo com a exiguidade do tempo, conseguiu implementar ações estratégicas para devolver a dignidade e qualidade de vida ao povo brasileiro, especialmente aos 33 milhões de brasileiros e brasileiras vítimas da fome.
Lula cita o Bolsa Família, que ficou ainda mais forte, com valores adicionais para crianças e adolescentes, e a retomada da Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, destinada às famílias de baixa renda. Na área da saúde, o presidente ressalta a recriação do programa Mais Médicos, que já abriu 15 mil vagas para profissionais que atuarão nos municípios mais necessitados, além do Movimento Nacional pela Vacinação, que visa a reverter os danos causados pelo negacionismo.
O presidente menciona a reativação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que beneficia tanto os pequenos produtores rurais quanto quem mais precisa de comida na mesa. Além disso, ministérios importantes foram criados e trazidos de volta, como o da Igualdade Racial, das Mulheres, o MinC e o dos Povos Indígenas.
Lula ainda aponta o investimento em infraestrutura, com R$ 23 bilhões destinados para obras em 2023 e a retomada de 14 mil obras que estavam paralisadas pelo país. O presidente também enfrentou calamidades, dialogou com prefeitos, governadores, deputados, senadores e sociedade civil, promovendo a harmonia entre as instituições e a defesa intransigente da democracia e dos direitos humanos.
Para o presidente, governar é lidar com urgências ao mesmo tempo em que cria as bases para um futuro melhor. Lula encerra seu artigo afirmando que nos 1.360 dias que temos pela frente, seguirá priorizando o que é inadiável, começando pelo necessário, para fazer o possível e alcançar sonhos que hoje podem parecer impossíveis.
Leia aqui a íntegra do artigo
Redação PT na Câmara, com Correio Braziliense