Por Ricardo Pereira da Silva, para o Bem Blogado –
Índio é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por ela como tal.
(Eduardo Viveiro de Castro – antropólogo)
A comunidade indígena de Guarulhos(região metropolitana da grande São Paulo) está retomando as rédeas de seu destino, deixando o homem branco, os Jhuruás (em tupi), e seus papeis, seus kuatiás ( também em tupi), de lado. Esse processo teve início em 2002, mediante uma cooperativa de produção e distribuição de artesanato, a Associação Arte Nativa Indígena. Criada e gerida por indígenas, a associação congrega número crescente dos estimados 1500 habitantes de origem indígena no município, ganhando relevância no movimento popular.
Como movimento popular, a Associação Arte Nativa Indígena estabeleceu ações políticas que reivindicavam maior atenção do estado às demandas indígenas e à dívida histórica com esse povo. Segundo Awaratan Wassu, uma das lideranças da retomada, no início de 2017, houve uma ação equivocada do Secretaria de Igualdade Racial, que apresentou uma área e assegurou sua disponibilização aos indígenas ainda em agosto do mesmo ano. Nessa área, seria implementado o projeto Terra Sagrada, para a implementação da Aldeia Indígena Filhos Dessa Terra, com 50 unidades habitacionais, centro de referência em assistência social, posto de saúde e casa da cultura. Porém, após a visita a área realizada pela prefeitura com representantes indígenas, nenhum avan&cced il;o foi verificado.
Sem avanço nas promessas dos Jhuruás, restou a opção da retomada do território pelos próprios indígenas, como povo que resiste a mais de quinhentos anos e que decidiu não esperar mais. Hoje, após um mês da retomada, além dos alojamentos provisórios e da cozinha coletiva, onde a comida é compartilhada entre todos, já ergueram a Opy (Casa de Reza), ponto central da aldeia. Também já iniciaram o processo de limpeza de resíduos deixados pelo homem branco e uma pequena horta. Estão implementando o projeto Terra Sagrada de forma autônoma, sem renegar nenhuma das m& amp; uacute;ltiplas demandas atendidas pelo projeto, de moradia, preservação ambiental, pesquisa e difusão da agricultura familiar em área florestal e da pesquisa e difusão da cultura indígena.
A retomada indígena fica no limite da área urbana do município de Guarulhos em uma área remanescente de Mata Atlântica, vizinha ao Rodoanel, a bairros populares e condomínios de classe média. Ocupando área de 130.000 m2, que representa cerca de 0,04% dos 318.700.000 M2 de Guarulhos, do antigo território índios Guarus da nação Tupi.
O que estão fazendo com os índios do Brasil? – Explica Aí #05
https://www.youtube.com/watch?v=hrhUr3bGjK0
Frases Awaratan
O respeito leva ao amor e a comunhão, a solidariedade a coletividade.
*Antigo território dos Guarus e do Tupinambás.
Nianderú = Deus