Por Lucas Rocha, compartilhado da Revista Fórum –
Na quarta-feira, o STF confirmou restrição a operações policiais em favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia
Cenas gravadas por moradores do Morro do Salgueiro nesta quinta-feira (6) mostram policiais militares agindo de forma truculenta e atirando na direção de crianças que estavam no local. O caso ocorreu um dia depois do Supremo Tribunal Federal (STF) ratificar decisão do ministro Edson Fachin de proibir operações durante a pandemia do novo coronavírus.
As imagens foram divulgadas por uma moradora nas redes e repercutidas pelos jornalistas Rene Silva e Rennan Leta, do Voz das Comunidades. “Inacreditável”, escreveu Renê ao compartilhar a cena em que os oficias atiram para o alto na direção de crianças. “Aí a PM mata mais um inocente por bala “perdida” e depois fala que a culpa é do tráfico. Corporação genocida!!!”, agregou Leta.
Em outro vídeo, um policial chega a destravar o fuzil e apontar para um morador. “A PMERJ agindo com extrema violência no morro do Salgueiro. Um militar chega a DESTRAVAR O FUZIL, MIRAR E ATIRAR a poucos metros das pessoas. Fazem isso em frente às câmeras, imagina sem a presença delas? ISSO É INADMISSÍVEL!!!!!”, escreveu Leta.
Apesar do Supremo reforçar proibição de operação durante a pandemia na quarta-feira, a Polícia Militar compartilhou em suas redes sociais informações sobre a operação realizada nesta quinta. Segundo a PM, um homem apontado como chefe do tráfico foi preso e, com ele, foi apreendido um fuzil.
A @PMERJ agindo com extrema violência no morro do Salgueiro. Um militar chega a DESTRAVAR O FUZIL, MIRAR E ATIRAR a poucos metros das pessoas. Fazem isso em frente às câmeras, imagina sem a presença delas?
ISSO É INADMISSÍVEL!!!!! https://t.co/bfkxNE2df5
— Rennan Leta (@rennanleta) August 6, 2020
inacreditável pic.twitter.com/cDqXfJWXW1
— Rene Silva (@eurenesilva) August 6, 2020
#balançogeralrj pic.twitter.com/fZHwMGlSqa
— preto. tt novo (@falatugb2) August 6, 2020