Após um ano e meio no ar, a enquete que bateu recordes no site da Câmara de Deputados foi encerrada nesta sexta-feira (21). Com a pergunta “Você concorda com a definição de família como núcleo formado a partir da união entre homem e mulher, prevista no projeto que cria o Estatuto da Família?”, a vitória foi do “não”, com 51,62% dos votos (5.307.905), enquanto o “sim” obteve 48,09% (4.944.827 votos).
O Estatuto da Família é um projeto de lei que tramita no Legislativo e defende apenas a união entre homem e mulher. Proposto pelo deputado Anderson Ferreira (PR/PE), a proposta pode acabar com os direitos de homossexuais caso venha a ser aprovada.
Por isso, desde que foi criada, a enquete mobilizou ativistas pró-direitos LGBT, assim como grupos religiosos e conservadores, para fazer a disputa. Com o anúncio de que a votação foi encerrada, militantes comentaram comemorando no site da Câmara: “Parece que a família tradicional brasileira levou um choque de realidade não é mesmo? Amei”, comentou um eleitor; “Adorei… Viva a liberdade e o amor em todas as suas formas”, disse outro. Por outro lado, houve também quem lamentasse o resultado. “Pra mim: Sim, família é formada por homem e mulher, homem e mulher juntos geral um filho, o contrário disso, não”, disse uma mulher, mas esse tipo de colocação foi a grande minoria nos comentários após o encerramento da enquete.