Envelhecimento no Japão atinge ponto devastador, e cada vez mais idosos precisam tomar atitudes drásticas

Compartilhe:

Criminalidade cresce entre eles e muitos preferem viver em prisões.

Por Vika Rosa




O Japão enfrenta uma crise demográfica sem precedentes, marcada pelo envelhecimento acelerado da população e pela solidão entre os idosos. Combinados, esses fatores têm levado muitos japoneses, especialmente mulheres, a enxergar a prisão como uma alternativa à vida em liberdade. Esse fenômeno social reflete não apenas uma carência de suporte econômico e emocional, mas também uma profunda lacuna nas políticas públicas para os mais velhos.

Nos últimos anos, os crimes cometidos por pessoas acima de 60 anos no Japão cresceram drasticamente. Em 1990, eles representavam menos de 5% do total; hoje, ultrapassam 20%. A maioria dessas infrações são pequenos furtos, como roubo de alimentos, frequentemente motivados pela precariedade econômica. Para muitos idosos, a prisão se tornou uma forma de garantir moradia, refeições regulares e cuidados médicos, vantagens que a vida fora dos muros da prisão não oferece.

Veja a matéria completa no blog:
trabalho60mais.com.br/blog

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias