Escola em Maceió cria ‘restaurante da leitura’ para estimular alunos a ler

Compartilhe:

Por Michelle Farias, publicado no G1 Alagoas – 

Escola em Maceió cria 'restaurante da leitura' para estimular leitura de alunos
Escola em Maceió cria ‘restaurante da leitura’ para estimular leitura de alunos

Você já pensou em chegar em um restaurante e “devorar livros” ao invés de comida? Pesando em estimular a leitura de forma lúdica, uma escola na Ponta Verde, em Maceió, criou o “restaurante da leitura”, onde os alunos podem degustar livros como se tivessem saboreado deliciosos pratos.




Os “pratos” foram preparados os seguintes ingredientes: silêncio, concentração, leitura, encantamento e imaginação. O resultado não poderia ser diferente. A criançada adorou a iniciativa aumentando a fome de devorar livros.

A idealizadora do projeto, professora Giselma Torres, disse que o maior desafio é que os alunos deixem as tecnologias de lado para ler.

“A tecnologia é muito boa, mas nosso desafio aqui que os alunos deixem os celulares de lado e sentem aqui na mesa para desfrutar de uma boa leitura. E o resultado está sendo muito positivo”, afirmou.

Os alunos se dividiram entre garçons e clientes, onde a brincadeira se transformou em um momento mágico. A Bia de 7 anos foi uma das clientes. Ela contou que a ideia da professora foi muito boa.

“Eu aprendei muito mais assim. Eu leio livros pelo celular, mas essa forma de incentivar a leitura é muito boa”, disse Beatriz Novais.

A Mellissa Vieira, 7 anos, se vestiu de garçonete e tinha uma bandeja recheada com livros para oferecer aos colegas. “É muito legal. Aqui tem muitos livros e a gente gosta bastante. Porque a gente brinca e aprende ao mesmo tempo”.

A coordenadora pedagógica da escola, Léa Karla Carvalho, o desafio maior é fazer os pais entenderem que também precisam incentivar a leitura dos filhos.

“Tem pais que dão celulares e tabletes, mas esquecem de sentar e ler um livro com seus filhos. De levá-los à livraria. Tem alunos que não possuem nenhum livro em casa. Então isso é preocupante. Tem quer ser uma ação conjunta entre pais e escola. Os professores aqui sempre incentivam e fazem trabalhos diferenciados para despertar esse gosto pelos livros”, reforçou.

'Restaurante da leitura' em escola na Ponta Verde, em Maceió, tem como objetivo fomentar os alunos aos livros e deixar o uso de tecnologias de lado — Foto: Michelle Farias/G1
‘Restaurante da leitura’ em escola na Ponta Verde, em Maceió, tem como objetivo fomentar os alunos aos livros e deixar o uso de tecnologias de lado — Foto: Michelle Farias/G1
Pratos do projeto de escola em Maceió são preparados com "ingredientes" como silêncio, concentração, leitura encantamento e imaginação — Foto: Michelle Farias/G1
Pratos do projeto de escola em Maceió são preparados com “ingredientes” como silêncio, concentração, leitura encantamento e imaginação — Foto: Michelle Farias/G1
Escola em Maceió simula restaurante com livros para estimular a leitura  — Foto: Michelle Farias/G1
Escola em Maceió simula restaurante com livros para estimular a leitura — Foto: Michelle Farias/G1
Escola na Ponta Verde, em Maceió, usa ingredientes especiais em projeto de leitura para alunos — Foto: Michelle Farias/G1
Escola na Ponta Verde, em Maceió, usa ingredientes especiais em projeto de leitura para alunos — Foto: Michelle Farias/G1

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias