Por Michelle Farias, publicado no G1 Alagoas –
Espaço foi montado na sala de aula de alunos de 2º ano do ensino fundamental.
Você já pensou em chegar em um restaurante e “devorar livros” ao invés de comida? Pesando em estimular a leitura de forma lúdica, uma escola na Ponta Verde, em Maceió, criou o “restaurante da leitura”, onde os alunos podem degustar livros como se tivessem saboreado deliciosos pratos.
Os “pratos” foram preparados os seguintes ingredientes: silêncio, concentração, leitura, encantamento e imaginação. O resultado não poderia ser diferente. A criançada adorou a iniciativa aumentando a fome de devorar livros.
A idealizadora do projeto, professora Giselma Torres, disse que o maior desafio é que os alunos deixem as tecnologias de lado para ler.
“A tecnologia é muito boa, mas nosso desafio aqui que os alunos deixem os celulares de lado e sentem aqui na mesa para desfrutar de uma boa leitura. E o resultado está sendo muito positivo”, afirmou.
Os alunos se dividiram entre garçons e clientes, onde a brincadeira se transformou em um momento mágico. A Bia de 7 anos foi uma das clientes. Ela contou que a ideia da professora foi muito boa.
“Eu aprendei muito mais assim. Eu leio livros pelo celular, mas essa forma de incentivar a leitura é muito boa”, disse Beatriz Novais.
A Mellissa Vieira, 7 anos, se vestiu de garçonete e tinha uma bandeja recheada com livros para oferecer aos colegas. “É muito legal. Aqui tem muitos livros e a gente gosta bastante. Porque a gente brinca e aprende ao mesmo tempo”.
A coordenadora pedagógica da escola, Léa Karla Carvalho, o desafio maior é fazer os pais entenderem que também precisam incentivar a leitura dos filhos.
“Tem pais que dão celulares e tabletes, mas esquecem de sentar e ler um livro com seus filhos. De levá-los à livraria. Tem alunos que não possuem nenhum livro em casa. Então isso é preocupante. Tem quer ser uma ação conjunta entre pais e escola. Os professores aqui sempre incentivam e fazem trabalhos diferenciados para despertar esse gosto pelos livros”, reforçou.