Por Laurindo Lalo Leal Filho, jornalista, no Facebook –
Ruth Manus é filha de um casal muito querido. Amigos de mais de 30 anos. Foram até testemunhas do meu casamento. Formam uma família alegre, culta e muito carinhosa. Desse berço saiu uma excelente cronista sensível aos humores da vida nestes tempos conturbados. Escrevia semanalmente no Estadão, publicou livros e dá palestras para auditórios lotados. O jornal tinha nela, sem dúvida, um importante atrativo para os seus leitores. Tudo ia bem até ela mostrar indignação com as propostas do candidato de extrema-direita nas eleições presidenciais. Recebeu advertência, não admitiu censura e foi demitida.
Em se tratando de jornal escravocrata, sempre ativo nos ataques às lutas populares e envolvido até o pescoço nos golpes e nas tentativas de golpes contra governos progressistas a demissão foi um prêmio recebido pela Ruth.
Prêmio por sua integridade, pelo seu compromisso com a civilização diante da barbárie, pela aposta na dignidade humana, apesar de tudo. Parabéns Ruth, vamos em frente. A luta continua.