Por Zeca Ferreira, cineasta
– Bolsonaro e ministros tomam copo de leite em live. No mesmo dia, o youtuber oficial do Bolsonazismo faz o mesmo e acrescenta o bordão “entendedores entenderão”.
– As redes se alvoroçam com a informação de que o copo de leite é simbolismo de supremacistas brancos americamos.
– Eduardo Bolsonaro posta uma foto publicitária de Thaís Araújo e Lazaro Ramos tomando um copo de leite. A mensagem é óbvia: Bolsonaro é um pobre coitado e perseguido.
– Bolsonaro compartilha post de Fernando Haddad sobre o copo de leite e coloca o título “fake news”. Logo abaixo, uma notícia de que o presidente e alguns ministros estariam fazendo o “desafio do leite”, onde tomariam um copo em homenagem aos produtores de leite brasileiros.
– Na madrugada de hoje, a brincadeira se repete e um grupelho bolsonazista faz um flashmob na frente do STF segurando tochas modelo KKK.
É uma espécie de gaslighting social, onde o bolsonazismo usa inúmeros elementos da estetica supremacista – de matriz norte-americana, claro – pra depois acusar “a esquerda” de criar interpretações e falsear a realidade.
É a tal da “guerra cultural” em curso, tendo como alvo o que eles gostam de identificar como “politicamente correto”.
Nesse jogo maluco, passam a conciliar reivindicações autoritárias (fechamento do Congresso e do STF) e de “liberdade de expressão”.