Estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro constroem carros elétricos

Compartilhe:

Por um dia, estudantes de escolas públicas de Magé e Guapimirim, no Rio de Janeiro, trocaram a sala de aula por outro espaço de aprendizagem: a pista do Kartódromo Internacional de Guapimirim.

Compartilhado de Razões para Acreditar




No dia 01 de novembro, aconteceu o grande encerramento do projeto Desafio 4×4 que, desde maio, tem levado empreendedorismo e engenharia para escolas públicas do interior do Rio de Janeiro, por meio de técnicas e aperfeiçoamento de protótipos de carros elétricos.

Nas aulas, 100 alunos desenvolvem competências nas áreas de tecnologia, empreendedorismo e cidadania, além de aprenderem sobre união e trabalho em equipe.

Estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro constroem carros elétricos 2
Foto: Reprodução

O Desafio 4×4 também aproxima os alunos de escolas públicas de novas tecnologias utilizadas no mercado, e busca auxiliar na redução da evasão escolar por meio de projetos desafiadores e criativos que estimulam os jovens. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, realizado pelo IDEC e com o patrocínio da ENEL.

Nesta última etapa, as equipes levaram os carros elétricos para cumprirem uma pista de obstáculos e apresentaram um projeto com proposta empreendedora, com planejamento de marca e ideias para captação de recursos. Na ocasião, simulando uma situação de negócios, foram julgados por uma banca avaliadora em critérios como Engenharia, Marketing e Empreendedorismo.

carros elétricos recebem carga em kartódromo internacional de guapimirim.
Foto: Reprodução

O evento contou com a presença da piloto Bia Figueiredo, mulher pioneira no automobilismo, e de Waldemar Battaglia, coordenador geral do Desafio 4×4 e Coordenador do Brasil do Fórmula 1 in Schools. Além disso, os campeões do Desafio tiveram a oportunidade de conhecer a equipe AMattheis Vogel, de Petrópolis, que está na disputa pelo bicampeonato da Stock Car 2022.

“Os alunos estão muito empolgados com essa última etapa. Desde o início, nós incentivamos o protagonismo dos jovens para estimulá-los a buscarem soluções criativas para os desafios que enfrentarão. O projeto funcionou como um verdadeiro laboratório de empreendedorismo e trabalho em equipe: uma experiência enriquecedora para vida profissional e pessoal”, conta Waldemar Battaglia, coordenador geral do Desafio 4×4 nas Escolas.

*Com informações da assessoria de imprensa

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias