Eu quero o corpo do meu vovô. Assinado: Tião

Compartilhe:

Por Camilo Vannuchi, jornalista

Segura aí que eu já conto a história dessa foto. Antes quero contar que fui assistir a Ainda Estou Aqui pela segunda vez. E, desta vez, desaguei. Exatamente seis vezes. Voltar ao filme, já conhecido, me permite aguçar a sensibilidade e reparar em camadas (ó o clichê) que haviam escapado ao primeiro contato.




E, nossa, foi tão melhor ver o filme hoje, tão mais intensa a experiência de degustar a interpretação de Fernanda Torres, e muito mais sofrido acompanhar com acuidade as transformações que aquela ausência provocou na família, cada etapa do luto e da reconstrução. Tenho tanta admiração e carinho.

Em 31 de março do ano passado, quando fiz o percurso entre o antigo DOI-Codi e o Ibirapuera na Caminhada do Silêncio, teve um momento em que, de longe, Veroca me chamou: “Vem ver o que meu sobrinho escreveu no chão!”. Havia orgulho em sua voz e naquele convite. Minutos depois, ela comentaria: “Já temos para quem passar o bastão”. Fazia sentido.

O bastão dessa luta interminável, inaceitável, insuportável. Emudeci quando decifrei aquelas letras. Não consegui vibrar no primeiro momento. Que merda, pensei, ao cumprimentar Marcelo, seu pai. Mas não disse nada. Parabenizei Tião e disse a ele que o seu desejo era o meu desejo e o de muitos camaradas. E que ele poderia contar comigo nessa reivindicação.

Fiquei constrangido de pedir para tirar uma foto, publicar a imagem de uma criança nas redes. Esta imagem foi o próprio Marcelo quem postou, vi depois.

Tião, mano, não era para ser assim. Não era para a busca por Rubens Paiva chegar à terceira geração. O crime de ocultação de cadáveres, imprescritível e não passível de anistia, é um crime continuado segundo o direito internacional. Ele continua acontecendo enquanto o corpo do teu vovô segue oculto, de modo que os culpados ainda precisam responder por ele.

Cinco viraram réus num processo movido pelo Ministério Público. Tião, vamos juntos insistir para que nos respondam, para que esta luta que já se arrasta por 54 anos tenha fim.

Abraços calorosos, @marcelorubenspaiva, Vera Paiva, @chicorubenspaiva. @oficialfernandatorres.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias