EUA já contrabandearam US$ 100 bi em petróleo e grãos da Síria

Compartilhe:

‘Ordem’ defendida pelos estadunidenses não se aplica a eles e seus aliados.

Por Marcos De Oliveira, compartilhado de Monitor Mercantil




Soldado dos EUA controla extração de óleo na Síria (foto Str, Xinhua)

Relatos citados pela agência de notícias Xinhua dão conta de que as Forças Armadas dos EUA enviaram, nesta quinta-feira, 54 petroleiros carregados de petróleo do nordeste da Síria para suas bases no norte do Iraque.

O estacionamento de tropas dos Estados Unidos na Síria e o contrabando de petróleo e grãos são ilegais, disse Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China. Ele citou dados oficiais do governo sírio de que, entre 2011 e o primeiro semestre de 2022, as atividades de contrabando dos EUA custaram à Síria mais de US$ 100 bilhões.

“Os Estados Unidos continuam violando as leis e regras internacionais e, no entanto, afirmam ser os defensores do que chamam de ‘ordem internacional baseada em regras’”, disse Zhao.

O chanceler russo Serguei Lavrov tem usado declaração feita pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em entrevista à CNN em fevereiro de 2022 para ironizar a pressão norte-americana sobre a ação da Rússia na Ucrânia.

Blinken disse: “Veja, deixando de lado a legalidade da questão e indo aos fatos, as colinas de Golan são muito importantes para a segurança de Israel. Enquanto Assad estiver no poder na Síria, enquanto o Irã estiver presente na Síria, apoiando milícias e o regime de Assad, tudo isso criará uma significativa ameaça a Israel. Na prática, na minha maneira de ver, numa situação dessas, o controle de Golan tem uma importância real para a segurança de Israel. As questões legais são outra coisa.” Lavrov repete os argumentos, apenas trocando Síria por Ucrânia e Israel por Rússia.

Construção das nações

Felipe Maruf Quintas, doutorando em Ciências Políticas da Universidade Federal Fluminense, está lançando o livro Desenvolvimento e construção de Nações. Nas palavras do autor, “trata-se de um livro de política, que analisa a economia e o desenvolvimento econômico não como realidades autossubsistentes, mas como processos políticos de organização institucional da realidade material das nações de acordo com os interesses, valores e ideais que as dirigem”.

Quintas é colaborador habitual do Monitor Mercantil. Nos últimos meses, junto com Pedro Augusto Pinho, tem publicado a série “Reflexões para Teoria do Estado Nacional”.

O livro tem versões impressa e em e-book e pode ser adquirido aqui.

Espeto de pau

O privatista jornal O Globo relançou sua revista com a programação cultural do final de semana, com patrocínio… da Prefeitura do Rio de Janeiro, que bancou capa, contracapa e última página.

Rápidas

A rede de salões Walter’s Coiffeur anuncia a inauguração da 1ª unidade do Walter’s + Você, novo modelo de negócios da rede. O salão de beleza Semiram’s Coiffeur, localizado na Tijuca, Zona Norte do RJ, é o pioneiro *** O Grupo BNI Atitude promove o Givers Night, no dia 6, às 19h30, no restaurante Pareo, no Jockey Club do Rio *** Levitare, Indústria de laticínios derivados do leite de búfala, incorpora a equipe de apoiadores da experiência gastronômica na Catedral da Sé.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias