‘Ordem’ defendida pelos estadunidenses não se aplica a eles e seus aliados.
Por Marcos De Oliveira, compartilhado de Monitor Mercantil
Relatos citados pela agência de notícias Xinhua dão conta de que as Forças Armadas dos EUA enviaram, nesta quinta-feira, 54 petroleiros carregados de petróleo do nordeste da Síria para suas bases no norte do Iraque.
O estacionamento de tropas dos Estados Unidos na Síria e o contrabando de petróleo e grãos são ilegais, disse Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China. Ele citou dados oficiais do governo sírio de que, entre 2011 e o primeiro semestre de 2022, as atividades de contrabando dos EUA custaram à Síria mais de US$ 100 bilhões.
“Os Estados Unidos continuam violando as leis e regras internacionais e, no entanto, afirmam ser os defensores do que chamam de ‘ordem internacional baseada em regras’”, disse Zhao.
O chanceler russo Serguei Lavrov tem usado declaração feita pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em entrevista à CNN em fevereiro de 2022 para ironizar a pressão norte-americana sobre a ação da Rússia na Ucrânia.
Blinken disse: “Veja, deixando de lado a legalidade da questão e indo aos fatos, as colinas de Golan são muito importantes para a segurança de Israel. Enquanto Assad estiver no poder na Síria, enquanto o Irã estiver presente na Síria, apoiando milícias e o regime de Assad, tudo isso criará uma significativa ameaça a Israel. Na prática, na minha maneira de ver, numa situação dessas, o controle de Golan tem uma importância real para a segurança de Israel. As questões legais são outra coisa.” Lavrov repete os argumentos, apenas trocando Síria por Ucrânia e Israel por Rússia.
Construção das nações
Felipe Maruf Quintas, doutorando em Ciências Políticas da Universidade Federal Fluminense, está lançando o livro Desenvolvimento e construção de Nações. Nas palavras do autor, “trata-se de um livro de política, que analisa a economia e o desenvolvimento econômico não como realidades autossubsistentes, mas como processos políticos de organização institucional da realidade material das nações de acordo com os interesses, valores e ideais que as dirigem”.
Quintas é colaborador habitual do Monitor Mercantil. Nos últimos meses, junto com Pedro Augusto Pinho, tem publicado a série “Reflexões para Teoria do Estado Nacional”.
O livro tem versões impressa e em e-book e pode ser adquirido aqui.
Espeto de pau
O privatista jornal O Globo relançou sua revista com a programação cultural do final de semana, com patrocínio… da Prefeitura do Rio de Janeiro, que bancou capa, contracapa e última página.
Rápidas
A rede de salões Walter’s Coiffeur anuncia a inauguração da 1ª unidade do Walter’s + Você, novo modelo de negócios da rede. O salão de beleza Semiram’s Coiffeur, localizado na Tijuca, Zona Norte do RJ, é o pioneiro *** O Grupo BNI Atitude promove o Givers Night, no dia 6, às 19h30, no restaurante Pareo, no Jockey Club do Rio *** Levitare, Indústria de laticínios derivados do leite de búfala, incorpora a equipe de apoiadores da experiência gastronômica na Catedral da Sé.