Publicado em Alerta Social –
Chama atenção que os cargos estejam sendo liberados em um período em que as negociações com os senadores que vão votar o impeachment estão a todo vapor.
O desmonte continua. Depois das demissões no Ministério da Cultura e no Ministério da Saúde, chegou a vez do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Foram 33 exonerações publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29). São servidores que exercem funções técnicas relevantes e essenciais para as políticas sociais. Os impactos são grandes nas áreas de assistência social, segurança alimentar e até em um dos principais programas do Governo Federal, o Bolsa Família.
Essas exonerações, por si só, já seriam uma tremenda irresponsabilidade, por tirar de uma vez só tantos quadros com conhecimento das políticas, causando paralisação nas ações do governo. Mas é ainda pior, porque não estão acontecendo nomeações no lugar, deixando as áreas totalmente desfalcadas.
Mas não é engraçado que estejam demitindo servidores sem substitui-los? Na verdade, é triste. Às vésperas da votação do impeachment no Senado, os cargos DAS 3, 4 e 5 podem ser bem importantes para quem tem como único interesse permanecer no poder para implementar um projeto totalmente oposto ao que o povo brasileiro escolheu nas urnas. E chama atenção que esses cargos estejam sendo liberados em um período em que as negociações com os senadores que vão votar o impeachment estão a todo vapor.