O ato será no dia 03 de outubro, a partir das 12 horas no Vale do Anhangabaú, com o intuito de chamar a atenção da sociedade para perceber a influência do imperialismo em sua vida, no país e nas principais crises da humanidade.
As entidades promotoras do evento – Federal Sindical Mundial e a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras – querem também articular a resistência sindical com forças partidárias, políticas e sociais para tentar disputar o rumo desse cenário.
Uma dessas crises que tem o ‘dedo’ do imperialismo e tem chamado atenção do mundo é a crise migratória. De acordo com o secretário de relações internacionais da CTB, Divanilton Pereira, a crise migratória dos povos que estão fugindo de guerras é uma clara demonstração da participação do imperialismo.
“Quando nós olhamos as raízes desse massacre de mulheres, homens e crianças saindo de seus países de origem rumo ao desespero, ao suicídio. Para uma pessoa entrar no barco daquele, você imagina o desespero que aquela pessoa está passando”.
Defesa da soberania e da Petrobras
O dia três de outubro é também um marco para soberania nacional. Foi nesta data que o presidente Getúlio Vargas aprovou a lei 2004, em 1953, criando a Petrobras, costumeiramente alvo de empresas norte-americanas.
O ato que, terá como cenário o Vale do Anhangabaú, tem o apoio e participação de entidades do movimento social e sindical, entre elas, a Intersindical, a União Sindical dos Trabalhadores (UST), União Nacional dos Estudantes, União Brasileira de Mulheres, União de Negros pela Igualdade, Confederação Nacional de Associações Comunitárias, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Movimento dos Sem-Terra, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Fora do Eixo, Mídia Ninja e da Comissão Nacional de Blogueiros Progressistas.
Mais informações:
Ato Mundial Anti-imperialista, em defesa da soberania e em solidariedade aos povos refugiados
Data: 03 de outubro
A partir de 12 horas
Local: em frente à Praça do Correio – Vale do Anhangabaú –
Contato: Ana Flávia Marx 9-9690-3298
Email: anaflaviamarx@gmail.com