Facebook permite divulgação de conteúdo eleitoral classificado como falso, apesar de acordo com TSE

Compartilhe:

Segundo pesquisa do NetLab, da UFRJ, em uma amostra de 95 links, foram identificadas 37 publicações (38,95%) classificadas como desinformação por checadores de fatos

Compartilhado de Brasil 247




www.brasil247.com -
(Foto: Reuters)

247 – A Meta, controladora do Facebook e do Instagram, permite a divulgação  de conteúdo classificado como desinformação eleitoral, apesar do acordo feito com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com pesquisa do NetLab da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em uma amostra de 95 links das duas redes sociais e denunciados por usuários ao TSE de 21 de junho a 12 de setembro, foram identificadas 37 publicações (38,95%) foram classificadas como desinformação por checadores de fatos. Mas, nas duas plataformas, não foram rotuladas como desinformação nem retiradas.

Segundo informações publicadas nesta quinta-feira (20) pelo jornal Folha de S.Paulo, a Meta usou rótulos indicando aos usuários que havia risco de desinformação em apenas 25 das publicações (26,3%). Da amostragem, 14 dos posts denunciados (14,73%) estavam no ar e não foram checados, e 19 (20%) estavam indisponíveis.

Coordenadora do NetLab da UFRJ, Marie Santini reforçou que “a maioria dos conteúdos” denunciados ao TSE “permanecem ativos e sem sinalização, mesmo já tendo sido confirmados como desinformação pelas agências de checagem parceiras da Meta, fato que descumpre o acordo firmado com o TSE”.

O estudo do NetLab identificou os perfis que mais postaram conteúdo eleitoral classificado como desinformação. Os campeões são aliados de Jair Bolsonaro (PL) como os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP).

Outros políticos publicaram desinformações como a vereadora de Goiânia (GO) Gabriela Rodart (DC), o deputado federal Léo Motta (Republicanos-MG) e a deputada eleita Coronel Fernanda (PL-MT).

As páginas conservadoras como Acorda Brasil Já, O Patriota, Zé da Filadélfia, República de Curitiba também divulgaram conteúdos falsos. 

Em nota, a Meta afirmou que, “como parte dos nossos esforços para proteger a integridade das eleições brasileiras, colaboramos com autoridades e promovemos informações confiáveis”.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias