Facebook retira do ar 196 páginas e 87 contas ligadas ao MBL, diz Reuters

Compartilhe:

Publicado no Jornal GGN – 

Foto: Felipe Malavasi/Democratize




Jornal GGN – A agência de notícias Reuters divulgou nesta quarta (25) que o Facebook comunicou a remoção de 196 páginas e 87 contas no Brasil por sua participação em “uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”.
O comunicado não identifica as páginas ou usuários envolvidos, mas a agência afirma ter ouvido de fontes mantidas sob sigilo que a rede era administrada “por membros importantes do MBL”.
O MBL – Movimento Brasil Livre – ganhou notoriedade durante o impeachment de Dilma Rousseff, por ter capitalizado, em algumas cidades, as massas que foram às ruas contra o governo petista. Desde então, o grupo vem crescendo nas redes e entrando para a política, inclusive lançando candidatos a cargos públicos.
Segundo a Reuters, as páginas desativadas tinham, juntas, mais de meio milhão de seguidores e “variavam de notícias sensacionalistas a temas políticos, com uma abordagem claramente conservadora, com nomes como Jornalivre e O Diário Nacional.”
O MBL atuava de maneira a “divulgar suas mensagens coordenadas como se as notícias viessem de diferentes veículos de comunicação independentes, de acordo com as fontes.”
“Não há indicação de envolvimento estrangeiro na rede do MBL tirada do ar nesta quarta-feira, de acordo com as fontes”, acrescentou o portal.
A iniciativa faz parte do combate a fake news nas eleições presidenciais.
Em nota, o MBL disse que o Mark Zuckerberg é de “esquerda”, que as contas eram regulares e isso poderia ser verificado, e que vai tomar as providências cabíveis para retomar as páginas.
O movimento ainda disse que a ação do Facebook contraria a liberdade de expressão e que disseminar conteúdo de direita (liberal na economia e conservador nos costumes) não é crime.
O Facebook possui regulamento próprio que diz que contas falsas ferem as políticas da comunidade. Além disso, possui um capítulo prometendo empenho no combate às fakes news. Leia aqui.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias