Publicado em Hypeness –
São muitos os talentos que envolvem a família Marley, porém costumamos associá-la à música, mais precisamente ao reggae. No entanto, o novo feito dos herdeiros de Bob Marley vem de sua filha Cedella, que ajudou a levar a seleção feminina da Jamaica ao primeiro mundial, que será disputado em junho na França. Aos 51 anos, ela é a nova embaixadora global do futebol feminino em seu país.
Estilista, ela já tinha um pé no esporte e chegou até a desenhar o uniforme que seu compatriota – o ex velocista Usain Bolt, vestiu nas Olimpíadas de 2012, em Londres. Porém, o futebol surgiu depois de seu filho mais novo chegar em casa com um panfleto de apoio às Reggae Girlz (Seleção Jamaicana de Futebol Feminino): “Decidi me envolver depois que vi que elas eram um grupo de jovens atletas talentoso, com a paixão pelo futebol. E eu acredito que todos têm o direito de lutar por seus sonhos”.
Depois de descobrir que o time já estava sem jogar há mais de 3 anos por falta de apoio e patrocínio, Cedella colocou a Fundação Bob Marley como principal patrocinadora do time. Aos poucos, elas foram ganhando mais patrocínios e estrutura, garantindo a tão sonhada vaga na Copa do Mundo de Futebol Feminino. A inspiração não poderia ser outra, senão seu próprio pai – o rei do reggae, que se não fosse músico teria sido jogador de futebol: “Meu pai amava futebol. Ele sempre me dizia que se não fosse músico, teria sido jogador. Eu acredito que ele esteja feliz e ansioso para ver as Reggae Girlz fazendo história, e orgulhoso da sua família e sua fundação, por serem responsáveis por isso”.