Utilizando lemas que remetem ao fascismo, ex-presidente que está prestes a ser indiciado por tentativa de golpe de Estado publica artigo em um dos maiores jornais do país
Por Ivan Longo, compartilhado de Fórum
na foto: Com o jornal Folha de S. Paulo na mão, Bolsonaro manda jornalistas calarem a boca.Jair Bolsonaro gritando, com uma edição do jornal Folha de São Paulo na mão e o dedo indicador da mão esquerda em risteCréditos: Pedro Ladeira/Folhapress
Um dos veículos de imprensa mais atacados por Jair Bolsonaro durante seu governo, a Folha de S. Paulo vêm fazendo um giro à extrema direita.
Após veicular uma longa entrevista com o ex-presidente, o periódico paulistano agora abre espaço para Bolsonaro publicar um artigo de opinião em que faz uma ode ao extremismo de direita em ascensão no mundo.
O texto em questão assinado por Jair Bolsonaro, intitulado “Aceitem a democracia”, foi publicado na noite deste domingo (10). Na “coluna”, o ex-mandatário critica analistas políticos que falam em guinada “ao centro” nas eleições municipais brasileira e afirma, empolgado, que todo o mundo caminha para a direita.
“Os ventos da democracia sopram com direção e sentido bem definidos. Na Argentina, no Brasil, nos Estados Unidos, a maioria dos eleitores escolhe candidatos, partidos e programas da direita”, escreve Bolsonaro.
Prestes a ser indiciado por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente inelegível usou o espaço cedido pela Folha para replicar palavras de ordem e lemas que remetem ao fascismo.
“Nos lugares onde o povo tem sido chamado a opinar, a maioria escolhe a ordem, o desenvolvimento, o progresso, a liberdade econômica, a liberdade de expressão, o respeito às famílias e à religião, o patriotismo. São as bandeiras que nós, da direita, vimos levantando há anos, mesmo sob graves ameaças autoritárias”, escreve Bolsonaro.
Ao falar em “liberdade” e “respeito às famílias e à religião”, além de invocar o “patriotismo”, Bolsonaro faz um aceno claro ao lema fascista “Dio, patria, famiglia”, popularizado pelo ditador italiano Benito Mussolini.
Ao permitir que Bolsonaro publique um artigo, a Folha de S. Paulo abriu espaço, ainda, para que o ex-presidente dispare contra decisões judiciais contra os golpistas do 8 de janeiro de 2023.
“Nada consegue conter a onda conservadora. Nem a censura, nem os cancelamentos, nem o boicote econômico, nem as perseguições policiais, nem as longas, arbitrárias e injustas prisões”, dispara o ex-chefe do Executivo.
Repercussão
Nas redes sociais, internautas vêm criticando o fato da Folha de S. Paulo ter cedido espaço para que um ex-presidente que tramou um golpe de Estado fale de “democracia”.
Confira: