O jornal Folha de S.Paulo demitiu o colunista Janio de Freitas, 92 anos. Veja o que dizem os colegas jornalistas:
Compartilhado de Construir Resistência
IMPRESCINDÍVEL
“O mais brilhante, melhor jornalista político do Brasil (redução, eu sei, pq muito além da política, mas só pra situar), o imprescindível Janio de Freitas foi demitido hoje pela Folha. Qual o motivo?”
Bob Fernandes
DIA TRISTE PARA A DEMOCRACIA
Janio de Freitas demitido da Folha, aos 92 anos! Que jornal no mundo demitiria seu jornalista mais importante, referência de ética e profissionalismo para gerações de jornalistas? A sinalização que decorre dessa demissão é péssima. Hoje é um dia triste, muito triste, para o jornalismo e para a democracia no Brasil.
Cristina Serra
JORNALISMO EMPRESARIAL
O jornalismo empresarial, dito “profissional”, não podia terminar o ano sem fazer uma nova vítima. Folha, exercendo sua “liberdade de empresa”, demite Janio de Freitas, o mais importante e competente jornalista do país. E reduz ainda mais a “liberdade de imprensa”, sufocada pela absurda concentração dos meios de comunicação existente no Brasil.
Laurindo Leal Filho (Lalo)
INCÔMODO
Eu sempre soube que o Jânio incomodava a direção da Folha há muito tempo, tanto que a periodicidade de suas colunas foi sendo reduzida até ficar restrita ao domingo.
Mas nunca imaginei que tivessem coragem de dispensá-lo.
Sylvia Moretzsohn
ETARISMO
Demitir o decano e mais importante dos jornalistas brasileiros?
Abrir mão da palavra mais lúcida e credibilizada que uma publicação pode ter?
Privar os leitores das lições diárias de razão, ética e ponderação que ele oferece?
Se isso não é etarismo, do mais abjeto, é censura. Mais abjeta ainda.
Gabriel Prioli
LUTO
Jânio de Freitas, aos 92 anos, nosso colunista maior, depois de quatro décadas nos brindando com sua inteligência, coragem e sabedoria,é dispensado pela Folha.
Luto na imprensa brasileira.
José Trajano