Por Yuri Fernandes ,
Curso da Fundação Laço Rosa capacita para ofício de peruqueiro e resgata autoestima de mulheres com câncer
Alessandra Oliveira, de 22 anos, avistou uma espécie de caminhão-escola ao sair do estágio, em Niterói, e ficou curiosa. Foi atrás e descobriu que se tratava do projeto “Força na Peruca”, da Fundação Laço Rosa, organização sem fins lucrativos que trabalha no combate ao câncer de mama.
A iniciativa capacita pessoas de baixa renda para o ofício de peruqueiro e resgata a autoestima de mulheres em tratamento de quimioterapia por meio da entrega gratuita de perucas. Mas quando Alessandra chegou ao local, as vagas já estavam preenchidas. Ela insistiu e conseguiu entrar para o curso. Estar ali, para ela, tinha um significado ainda mais especial. Alessandra perdeu a mãe, recentemente, vítima de câncer. Era uma chance de ajudar quem precisa e ainda ganhar uma profissão. Segundo Patrícia Bullé, diretora-geral da Fundação, o salário de um peruqueiro pode chegar a R$ 5 mil.
Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer, o #Colabora pega uma carona nessa rede de solidariedade, que já passou por Curitiba, Goiânia, Salvador, Rio de Janeiro, Niterói e São Paulo e formou cerca de 100 novos profissionais.