“Fotos são como canções, elas ficam, os autores se vão”

Compartilhe:

Trinta anos agora. Sábado 13 de julho de 1990, trinta anos atrás, em uma manhã de inverno fria e úmida, eu me deparava com um cenário de uma pequena guerra em uma delegacia na cidade de Guarulhos, envolvida em uma rebelião.

Por Cláudio Rossi, compartilhado de Construir Resistência




Quando pusemos os pés na unidade, eu e a repórter Cristiane Barbieri, uma equipe da tropa de Choque da Policia Militar Paulista, sufocava a rebelião, gritos e barulhos de disparos de bombas de gás lagrimogêneo eram ouvidos.

Não tinha muito o que ver/fotografar ali onde estávamos, a ação estava acontecendo no pátio onde ficavam as celas e os presos, foi então que me separei dos demais colegas e comecei a explorar o lugar, uma porta então se abriu e entrei na cena: a tropa de choque, fazendo a contagem dos presos, todos nus de costas para as paredes.

A foto foi primeira página do jornal em que eu trabalhava, O Globo. Naquele domingo, 14 de julho, ela ganhou vida própria, entrou no serviço noticioso da agência Globo, correu meio mundo, foi publicada em inúmeros veículos de comunicação, e me foi concedido o então valioso e cobiçado Prêmio Esso de Fotografia. Em 1999, na virada do milênio ela foi escolhida pelo Globo como uma das fotos mais importantes produzidas naquele século do seu acervo de imagens, participando de uma exposição coletiva organizada pela agência francesa France Press (AFP).

Fotos são como canções, elas ficam por ai, os autores se vão elas permanecem, congelam um acontecimento, uma fração de uma realidade em movimento. A imagem dos presos rebelados nos conta de um período em que rebeliões em cadeias e até mesmo em penitenciárias eram muito comuns, culminando com a maior delas, a do Carandiru, onde 111 condenados foram abatidos.

Essa foto para mim foi um presente, uma passagem para a maioridade profissional de um fotojornalista, que iniciava uma nova etapa em sua vida pessoal e profissional.

Cláudio Rossi é fotógrafo profissional com 40 anos de atividade continua, fotojornalista por excelência passou boa parte desses anos trabalhando para jornais e revistas, em 1991 foi contemplado com o Prêmio Esso de Fotografia, quando estava no jornal O Globo.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias