Compartilhado de Huffpost Brasil –
Emmanuel Macron e Angela Merkel anunciam fechamento obrigatório de diversos estabelecimentos de seus países para brecar transmissão no novo coronavírus no outono europeu.
A segunda onda de covid-19 na Europa preocupa os governantes da União Europeia. Ao menos dois países decidiram nesta quarta-feira (28) reforçar as medidas restritivas de contato humano para brecar o ritmo de transmissão do novo coronavírus: França e Alemanha.
O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que o novo lockdown começa nesta sexta-feira (30) e segue até 1º de dezembro. A França é hoje o 5º país em infecções por coronavírus do mundo —já foram 1,28 milhão de contaminados. É o 7º país em mortes pela doença — cerca de 36 mil pessoas.
A partir de sexta, se em duas semanas os números de infectados tiverem diminuído, Macron disse que reavaliará a reabertura de comércios e lojas consideradas não-essenciais. Nesse período, entretanto, as escolas ficarão abertas.
Na Alemanha, o lockdown emergencial será iniciado na segunda-feira (2). A premiê Angela Merkel disse nesta quarta que é necessário impor medidas de isolamento mais rigorosas para reverter pico de casos que pode sobrecarregar os hospitals alemães.
Por isso, a partir da próxima segunda, será obrigatório o fechamento de restaurantes, bares, academias, piscinas, cinemas e teatros em toda a Alemanha. Os shows previstos para novembro também serão cancelados.
Reuniões particulares estarão limitadas a, no máximo, 10 pessoas de duas casas diferentes. Por outro lado, escolas e creches estarão abertas na Alemanha. Mas haverá fiscalização de obediência ao distanciamento social e às normas de higiene.
A Alemanha tem confirmados 479 mil casos de covid-19 e pouco mais de 10 mil mortes.
(Com agência de notícias)