Ganhador do Nobel da Paz alerta sobre riscos de guerra nuclear

Compartilhe:

“A situação internacional está piorando progressivamente, e agora guerras estão sendo travadas enquanto países ameaçam o uso de armas nucleares”, disse Shigemitsu Tanaka, um sobrevivente do bombardeio de Nagasaki pelos EUA em 1945 e co-diretor do grupo Nihon Hidankyo, ganhador do prêmio Nobel da Paz.

Por Simão Zygband, compartilhado de Construir Resistência




Da Redação- com informações da Reuters e CNN

“Temo que nós, como humanidade, estejamos no caminho da autodestruição. A única maneira de impedir isso é abolir a energia nuclear”, disse ele.

A concessão do Prêmio Nobel da Paz a um momento popular de sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki reflete um medo generalizado de que o planeta nunca esteve tão perto de uma guerra nuclear.

Ao premiar os sobreviventes, o comitê norueguês do Nobel destacou a devastação dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki e o trabalho de décadas do grupo japonês para livrar o mundo das

Nas últimas semanas, a Rússia alterou suas diretrizes para o uso de armas nucleares e alertou os Estados Unidos e seus aliados de que o apoio à Ucrânia pode levá-los a um conflito direto com Moscou, o que poderia se tornar uma guerra nuclear.

No Oriente Médio, Israel trocou ataques com o Irã. Especialistas em armas acreditam que o Exército israelense tenha cerca de 90 ogivas nucleares.

Além disso, há especulações de que o país possa atacar instalações onde acredita que o Irã esteja desenvolvendo suas próprias armas atômicas.

E o líder norte-coreano Kim Jong-unn declarou nesta semana que seu país aceleraria os esforços para se tornar “uma superpotência militar e uma potência nuclear”. A Federação de Cientistas Americanos estima que ele já tenha 50 ogivas nucleares.

“Em um momento em que a Rússia está ameaçando usar armas nucleares, todos os Estados com dispositivos do tipo estão se rearmando, e os tratados de controle de armas estão se rompendo, este sinal de alerta é necessário!” disse Ulrich Kuehn, especialista em armas do Instituto de Pesquisa para a Paz e Política de Segurança em Hamburgo, elogiando a concessão do prêmio Nobel ao movimento japonês Nihon Hidankyo.

“Poucos prêmios Nobel da Paz foram mais oportunos, mais merecidos, mais significativos pela mensagem que transmitem”, pontuou Magnus Lovold, da Academia Norueguesa de Direito Internacional.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias