Gilberto Gil escreveu o texto abaixo no Facebook. Como não somos bobos, nem nada, trazemos ele aqui e complementamos com um vídeo dele em “Refazenda” refeita.
Abacateiro / Teu recolhimento é justamente / O significado / Da palavra temporão / Enquanto o tempo / Não trouxer teu abacate / Amanhecerá tomate / E anoitecerá mamão
Por Gilberto Gil, Facebook
As coisas no mundo não estão nada simples. A complexidade é imensa. Aqui ou em qualquer lugar. O futuro ficou urgente. Aos 78 anos de idade, o futuro ficou muito próximo, porque muita coisa já virou passado na minha vida.
Então o presente é esse inqualificável, o presente é aqui e agora, é imediato e não há o que dizer. Ele é a gente, é esse dado vital, o vitalismo profundo. Já o futuro é a projeção, o desenrolar e aí, aos 78 anos de idade, o futuro fica logo ali, daqui a pouco.
Além disso, fica em aberto, não é mais aquilo que você almeja, que você quer e constrói. Para mim não é mais construir o futuro. Só há agora me deslocar no presente para o encontro permanente com o futuro. O futuro é permanência para mim agora. É só vida, a vida é o presente. #GilbertoGil
Foto: Flora Gil
“Refazenda”