Publicado na Revista Fórum –
Glenn comenta matéria da Folha com a “reação de Moro à crise de candidaturas laranjas no PSL”
O diretor do The Intercept Brasil, Glenn Greenwald, afirmou nas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (7), que carregar o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, está se “tornando impossível para todos”. Segundo ele, nem a Globo, em breve, conseguirá negar mais quem ele é.
Glenn comenta matéria da Folha com a “reação de Moro à crise de candidaturas laranjas no PSL”. A matéria aponta que a reação do ministro, de defesa imediata do presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ), surpreendeu juízes e também o Ministério Público Federal (MPF).
&
“Reação de Moro a crise de candidaturas laranjas no PSL surpreende juízes e MPF, que falam em ‘parcialidade'” – @folha. Moro está tornando impossível para todos – até a Globo (em breve) – negar quem ele realmente é: https://t.co/Wkfsu9KtOz
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) October 7, 2019
nbsp;
Entenda o caso
Após as revelações de suspeita de caixa dois na campanha de Bolsonaro, publicadas neste domingo, a Polícia Federal (PF) sugeriu a abertura de uma segunda investigação em decorrência do caso de candidatas laranjas do PSL, desta vez especificamente para as contas de campanha do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
Moro, a quem a Polícia Federal está subordinada, publicou em suas redes sociais neste domingo uma enfática defesa do presidente, apesar de as investigações estarem sob sigilo.
“Jair Bolsonaro fez a campanha presidencial mais barata da história. Manchete da Folha de S.Paulo de hoje não reflete a realidade. Nem o delegado, nem o Ministério Público, que atuam com independência, viram algo contra o PR [presidente da República] neste inquérito de Minas. Estes são os fatos”, afirmou.
Ameaças à imprensa
O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, acusou o golpe. Após as denúncias de caixa dois em sua campanha, ele foi às redes sociais e fez uma ameaça velada às empresas “que anunciam nesse nesse jornaleco (sic)”.
Para o presidente, “a Folha de São Paulo avançou a todos os limites, transformou-se num panfleto ordinário às causas dos canalhas”. Ele afirmou ainda que “om mentiras, já habituais, conseguiram descer às profundezas do esgoto”.
Ao final, após inúmeras explicações, Bolsonaro diz: “o que mais me surpreende são os patrocinadores que anunciam nesse jornaleco chamado de Folha de São Paulo (sic)”.