Por Alfredo Teixeira, jornalista
Precisamos falar sobre a Globo. Pra começar, citarei o jornalista, escritor e amigo Fernando Morais: ‘As Organizações Globo e a família Marinho são inimigas do Brasil e dos brasileiros e assim devem ser tratadas’.
Dito isto, falarei de uma armadilha que ela usa com muita competência, a ponto de enganar pessoas inteligentes. Por partes, pra facilitar:
– A Globo é, acima de qualquer outra coisa, contra Lula e a favor do dinheiro no próprio bolso, venha ele de onde vier.
– Tanto quanto odiar Lula, a Globo odeia o PT.
– De tempos em tempos, e este ponto considero o mais importante, a Globo faz coberturas que elogiamos. Por exemplo, a da CPI da Covid. A CPI batia no Bolsonaro, mas a Globo não tem interesse em poupar Bolsonaro, ao mesmo tempo que não afagava Lula.
– Na pandemia e em outros e eventos pontuais, muitos ficaram tão embasbacados com o Jornal Nacional, que afirmaram se tratar de ‘edição de colecionador’, com direito à análise corporal do William Bonemer e suas caras de conteúdo. Essas ‘edições de colecionador’ contemplam o bom jornalismo, mas passam longe de qualquer coisa que dê crédito a Lula e ao PT. São engana-trouxas. Pequenas ilhas de decência num oceano de jornalismo desonesto.
– Sim, de vez em quando, os telejornais da Globo não conseguem deixar de elogiar Lula. Acontece quando, por exemplo, as informações partem do IBGE. São públicas e amplamente noticiadas pela concorrência. Mas, a Globo jamais esquece de carimbar com sua marca da escrotidão. Vimos isso ontem, na GloboNews, que teve de admitir o sucesso de Lula na China, mas destacou no GC, gerador de caracteres, que Lula havia aproveitado a viagem para mandar fazer dois ternos.
– Tenho no face muitos amigos que, como eu, trabalharam e ainda trabalham na Globo. Em várias funções: repórteres, repórteres cinematográficos, editores de texto, editores de imagem, produtores, pauteiros, editores chefes. Uns 200 companheiros, num cálculo superficial. Conhecem muito mais do que eu sobre o funcionamento do botequim. Não creio que eu esteja fora da realidade.
– Não falo com ódio ou mágoa. Tudo o que eu tinha de resolver com a Globo foi bem resolvido. Não tenho do que reclamar. Mas, jamais deixarei de acreditar no Fernando Morais: ‘as Organizações Globo e a família Marinho são inimigas do Brasil e dos brasileiros e assim devem ser tratadas’.