Bar Canto da Madalena é mais um que sofre ataque virtual, no mesmo estilo que os nazistas faziam com judeus na Alemanha antes e durante a Segunda Guerra Mundial
Por Julinho Bittencourt, compartilhado da Revista Fórum
Golpistas inconformados com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais têm promovido ataques virtuais a pequenos estabelecimentos que o apoiaram. O tradicional bar Canto da Madalena, no bairro Vila Madalena, em São Paulo, sofreu um desses ataques e teve a sua nota rebaixada no Google.
A dona, conhecida como Tita, gravou um apelo convocando os amigos e frequentadores a reagirem para recuperar a nota do bar, que sempre foi bem alta. De acordo com ela, o “rebaixamento da nota é uma coisa que pesa muito, porque o Google é o principal instrumento de pesquisa das pessoas, e essa avaliação conta muito pras opções”, explica.
Tita pede então “uma avaliação positiva. Eles conseguiram rebaixar a nossa avaliação em 0,2, não sei quando vão parar, mas se a gente conseguir fazer uma ação firme, quem sabe eles desistam”. Ela conta que os bolsonaristas fizeram cerca de 40 avaliações negativas e ela pretende conseguir mais de cem positivas.
Ela ressalta, no entanto, que não se deve entrar na disputa política. “Eles estão lá dizendo que o atendimento é péssimo, fui maltratado, nunca mais volto. Não entram na questão do Lula. E nós não devemos entrar, senão o Google pode derrubar minha página e isso seria a pior das coisas. Nossa nota sempre foi acima de 4,5 e eu quero recuperar essa avaliação com a ajuda de vocês.
Caso igual em Caraguatatuba
A atitude, similar as que os nazistas fizeram com os judeus antes e durante a Segunda Guerra Mundial marcando a fachada tem, de fato, sido colocada em prática por bolsonaristas em alguns locais.
O casal que cuida do premiado restaurante Frutta Pão Bistrô, em Caraguatatuba, litoral do estado de São Paulo, também sofreu com isso. Na semana passada, a Fórum entrevistou os proprietários do estabelecimento. De acordo com eles, por se posicionarem a favor da candidatura de Lula, o local recebeu um ataque hacker que fez com que a avaliação do Google baixasse de 4.9 para 4.2.
“Recebemos mais de dez avaliações nas últimas 24 horas de pessoas mentindo, inclusive, pessoas que nunca estiveram no nosso estabelecimento, colocando que que acharam barata morta aqui, que a comida é horrível, que os donos são hostis”, relata o proprietário.