Governo Bolsonaro pagou R $ 96,1 milhões em camisolas femininas à empresa que negociou Covaxin

Compartilhe:

Compartilhado da Revista Fórum – 

Entre janeiro de 2019 e maio de 2021, o governo Jair Bolsonaro, por meio do Ministério da Saúde, desembolsou cerca de R $ 96,1 milhões à Precisa Medicamentos em compras de preservativos femininos. Intermediária do laboratório indiano Bharat Biotech, a empresa foi a responsável pelo suspeito contrato de compra superfaturada da vacina Covaxin.

Segundo reportagem no site da revista Piauí , com o valor pago pelo governo seria possível comprar cerca de 40 milhões de unidades da camisinha feminina, quase 8 milhões de preservativos a mais do que o distribuído pela Secretaria de Vigilância em Saúde desde 2019.




No total, o órgão distribuiu 32,5 milhões de unidades do preservativo, que é feito em látex ou borracha nitrílica. À reportagem, o Ministério da Saúde não soube dizer se dizem todos como camisinhas encomendadas à empresa.

Omissão
Reportagem de Amanda Rossi , no portal Uol nesta sexta-feira (25), mostra que uma planilha da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) omite os nomes dos participantes de uma reunião para discussão sobre um Covaxin realizada em 20 de janeiro.

A reunião se deu entre a Precisa Medicamentos, intermediário do laboratório indiano no Brasil, e a Coordenação de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Insumos Farmacêuticos, da Anvisa. O tema do encontro foi a “estratégia de certificação da Bharat Biotech, que produz a vacina Covaxin”.

O documento foi publicado via Lei de Acesso à Informação. Além desta reunião, apenas uma segunda, que debateu a vacina russa Sputnik, em 2 de fevereiro, tem o campo de participantes em branco.

Já em uma das quatro propostas feitas com a Fiocruz, em 24 de fevereiro, o campo de participantes consta como “sem informações”. Em todas as outras 37 reuniões da planilha, o campo do nome dos participantes está preenchido.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias