Governo Cláudio Castro libera uso de máscara e coloca em risco a vida da população

Compartilhe:

A decisão do governador Claudio Castro, ao permitir que os municípios dispensem o uso de máscara, pode agravar a crise sanitária no estado

Por Carlos Vasconcellos da Imprensa SeebRio, compartilhado do SEEBFMRJ




Foto: A decisão do governador Claudio Castro, ao permitir que os municípios dispensem o uso de máscara, pode agravar a crise sanitária no estado por Carlos Magno/Governo do Estado do RJ

O secretário Estadual de Saúde do Rio, Alexandre Chieppe, disse nesta sexta-feira (4), que a decisão do governo Cláudio Castro (PL) de permitir que cada município decida sobre se deve ou não continuar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos ou fechados foi tomada num momento de uma “conjuntura positiva” para o início da flexibilização.

“O fato de não ter nenhuma nova variante aparecendo no estado é mais um elemento para ajudar na tomada de decisão sobre o fim do uso da máscara em ambiente fechado. Existe pouca possibilidade do Rio ter uma nova onda de transmissão, em curto ou médio prazo, já que não há uma nova variante circulando no mundo”, explicou.

Especialistas condenam a decisão do governo estadual que está em sintonia com o negacionismo em nível federal pelo governo Bolsonaro. Países da Europa que flexibilizaram os protocolos de segurança contra o novo coronavírus tiveram consequências graves de uma onda de crescimento de variantes.

Pesquisa da Fiocruz

Estudo da Fiocruz mostra o contrário, reafirmando a importância do isolamento social e do uso de equipamentos de segurança no combate à pandemia, bem como que a vacinação é a saída contra a crise sanitária que já matou milhões no mundo. A pesquisa revela que o lockdown evitou pelo menos 66 mil mortes por Covid-19 no Rio. A vacinação e o isolamento podem ter evitado 380 mil internações até junho do ano passado.

“A pesquisa coloca por terra todos os argumentos negacionistas e serve de alerta para a decisão irresponsável do governador Cláudio Castro”, destaca o presidente do Sindicato dos Bancários do Rio, José Ferreira.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias