Do Meu Blog de Política –
Vamos dar um passeio pelo mundo?
Morar fora do Brasil tem algumas vantagens, uma delas é poder analisar os fatos de uma forma mais imparcial e com uma visão mais ampla. O acesso as mídias internacionais e a abundância de informação de diversas fontes e ideais são de suma importância para tal visão e análise.
Victor Serge De Sa no ‘Meu Blog de Política’
No Brasil uma mídia unilateral e elitista tomou forma de monopólio e o resultado disso, como não poderia deixar de ser, é um povo sendo alimentado por uma só visão, uma só informação. Somente aquilo que é de interesse para a elite passa pelo funil da mídia. Pois bem, nada de novo até aqui, então, por favor, aceite meu convite para uma visão alternativa.
Cansei de escutar o argumento de que “o governo Dilma está destruindo a economia”.
“A economia não cresce” ou “o crescimento do Brasil é o menor dos países do BRICS” são 2 das mais favoritas.
Primeiramente, deixe-me dizer que crescimento do PIB não quer dizer necessariamente aumento da qualidade de vida da população em geral (Sendo cria da era FHC, sei muito bem disso) e isso vem sendo discutido mais e mais, conforme um artigo da BBC de abril deste ano http://www.bbc.co.uk/
Mas, tudo bem, vamos dizer, como exercício de argumentação que sim, o PIB é sim, importante. Numa época em que a globalização expõe virtualmente todos os países as mesmas mazelas economicas, temos que olhar para o mundo como um todo.
Todos os países que por assim dizer “guiam o comércio e crescimento mundial” estão com dívidas monumentais. A divida total da China, o líder em comércio dos tempos atuais, chegou a 250% do PIB http://exame.abril.com.br/
Isso somado com crescimento econômico pífio ou até mesmo recessão, como ocorre no Japão atualmente (http://economia.estadao.com.
Me corrijam se eu estiver errado, mas em um sistema monetário onde a única força da moeda provem da fé em um país de pagar suas dívidas, me parece que essas economias não estão muito saudáveis. Deixo ao bom senso de cada um que julgue quais países emergirão da próxima crise financeira que está por vir sem maiores feridas – como aconteceu em 2008.
Vamos voltar ao Brasil e ver como aquele país com taxa de crescimento baixo está indo?
A estimativa de crescimento para esse ano é de 0.3%, realmente muito baixa. Comparada com Russia a 0.2% (?, sim os números revisados mostram a Russia com o menor crescimento, segundo a site valor.com,http://www.valor.com.br/
Nessa época de baixo crescimento e divida mundial em alta recorde, o Brasil ainda conseguiu diminuir sua dívida bruta para 66.1% do PIB (http://exame.abril.com.br/
Então, esse argumento simplista de que o governo Dilma está destruindo a economia não procede. E falamos aqui basicamente de números somente.
Resumindo, creio que as pressões economicas globais não podem ser negligenciadas. Não é perfeito, mas também não acredito que nenhum governo direitista faria melhor. Não por ideologia, mas por fatos. 500 anos de história provam.
Deixem seus comentários abaixo e, se não concordam, por favor expliquem o porque.