Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
O Bem Blogado, dentro do Sarau Delivery, tem o prazer de trazer ao palco um dos maiores violonistas do Brasil, compositor e arranjador de primeira. Ele tem um nome que, como diz um amigo, merece estar em placas de uma rua asfaltada da Zona Sul, e um apelido que demonstra bem a sua modéstia e simplicidade como ser humano e artista.
Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, o Guinga, é parceiro dos maiores nomes da música brasileira, tendo iniciado, para vocês terem uma idéia, no disco de Cartola, dedilhando “As Rosas não Falam”. Daí, a vida artística de Guinga foram só flores.
O Bem Blogado chegou à Guinga por intermédio da doce e prestativa amiga Leila Martins, esposa do jornalista e pianista Jorge Roberto Martins. Assim, como não quer nada, sondei Leila: “Será que o Guinga, que é muito seu amigo, participaria do Sarau Delivery, Leila?”. Ela pediu um pequeno texto detalhando o projeto, que enviei por WhatsApp e, em menos de uma hora, Guinga enviou este belo vídeo, especialmente para o Sarau, com a cantora Anna Paes, que aqui faz uma dupla perfeita com o violonista, cantando a comovente “Neblinas e Flâmulas”, de Aldir Blanc e Guinga.
Ocuparíamos um espaço imenso aqui para descrever um breve currículo de Guinga. Indicamos, para tanto, o Dicionário Cravo Albim, http://dicionariompb.com.br/guinga/dados-artisticos.
Anna também tem um currículo invejável. Cantora, violonista, compositora, professora, pesquisadora de MPB, Anna Paes integrou a Orquestra de Violões Chiquinha Gonzaga, dirigida por Mauricio Carrilho e participou de shows de professores da Escola Portátil de música. Vá também ao Cravo albim para conehcer melhor Anna Paes (http://dicionariompb.com.br/anna-paes/biografia).
Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Vamos nos informar sobre o mal que apavora o mundo para que nossos corpos não sofram, mas vamos alimentar nossas almas para que nossa saúde mental também prevaleça.
Que o seu tempo seja preenchido com arte.
Com vocês, Guinga e Anna Paes em “Neblinas e Flâmulas”, de Aldir Blanc e Guinga.
“Neblinas e Flâmulas”, (Guinga e Aldir Blanc)
Vivemos de olhares
Em todos os lugares
E a gentileza em nós nos faz
Heróis covardesDois bichos desejando
Em jaulas diferentes
Num cio infindo atrás de gradesE a possibilidade
de gozo e de saudade
Floresce sem dar frutoE o luto sem saída
Da hora não vivida
É bem pior pro coração
que a despedidaEntre a neblina ouvimos
o som dos nossos sinos
E ansiamos nos tocarOs olhos criam luzes
Cada encontro
os teus olhos barcos pedem aos meus
Um cais
Nas noites estreladas
com velas desfraldadas
Vejo você se aproximar
E os olhos brilhamAcendo a minha quilha
Enfeito toda ilha
Pra esse encontro imorredouroE no ancoradouro
As flâmulas que a aceno
Se cobrem de serenoSão lágrimas choradas
Em cada madrugada
Quem viu o amor renunciar
ao desvario?Mas no fim da viagem
Na hora da abordagem
Sinto você se desviarNetuno sopra as luzes
Fim do encontro
Os teus olhos barcos gritam adeus
no mar dos meus.
Veja os artistas que já se apresentaram no Sarau Delivery, clique aqui.
Curta, compartilhe e assine canal do Bem Blogado no Youtube.