Compartilhado da Revista Fórum –
Em decorrência de uma política rápida e ampla de isolamento e o uso obrigatório de máscaras, a ilha teve pouco menos de 1,9 mil pessoas infectadas e 79 mortes
Desde a última quarta-feira (13), portanto há mais de uma semana, que Cuba não registra mortes por Covid-19, segundo as autoridades sanitárias do país. Os números são diametralmente opostos aos de países como Brasil e Estados Unidos.
Desde o início da pandemia até agora, Cuba teve pouco menos de 1,9 mil pessoas infectadas e 79 mortes em decorrência da Covid-19. Nas últimas 24h, apenas 13 novos pacientes foram notificados com a doença, de acordo com registro da Universidade John Hopkins, divulgado pela CNN norte-americana.
Os bons resultados colhidos na ilha são consequência de uma política acertada de isolamento social. Logo no começo do surto, Cuba decretou o fechamento das fronteiras para todos que não moram na ilha e determinou do uso obrigatório de máscaras para cidadãos que saírem de casa.
Apesar disso, o país ainda não pretende relaxar a quarentena. Autoridades de saúde afirmam que Cuba provavelmente permanecerá fechada até junho.