Por Maralvo Barreto, Geógrafo –
Nós nordestinos entendemos que a velha elite do sul nunca virou o seu olhar para o Nordeste. Os governos do PT sim, chegaram e promoveram o nosso crescimento econômico e o desenvolvimentoem todos os setores.
Nossos municípios viram luz, água, renda, empregos formais, estradas e muitas outras coisas, tanto na zona urbana quanto na zona rural, etc.
Nossa pobeza diminuiu muito com os projetos de inclusão. O aumento real do salário mínimo teve mais impacto positivo aqui do que no sudeste e no sul.
A emigração nordestina diminuiu e nossa juventude pode permanecer aqui, não se repetindo o êxodo do passado, para ser mão de obra barata no sul. O impulso da nossa economia nos absorveu. As famílias não se desagregaram mais.
Os governos estaduais e os municípios nordestinos souberam aproveitar o pacto federativo dos governos PT, que lhes asseguraram, até o presente, os repasses de verbas, como SUS, Pronaf, Fundeb…etc
As políticas de infraestrutura e saneamento tiveram tb muito impacto positivo.
Na educação as redes de ensino técnico e superior se expandiram qualificando e gerando oportunidades para nossa mão de obra.
Há muito ainda por se fazer, mas o que os governos do PT fizeram no Nordeste tem o reconhecimento da nossa população, exceto de uns poucos que gostavam de explorar a miséria e se sentem hj ameaçados.
Há um Nordeste antes dos governos do PT e outro Nordeste depois do PT – de inclusão, de erradicacão da fome crônica e de muita esperança.
Assim, aqui, o PT foi o melhor.
Maralvo Barreto
Baiano – Da Capada Diamantina
Geógrafo
Imigrante no RJ na déc de 70
Professor
Adotado por Feira de Santana