Historiadora Larissa Jacheta Riberti: “Felipe Neto não é a versão 2.0 de Lenin e ele não fará a revolução de esquerda”

Compartilhe:

O  Bem Blogado publica aqui texto da historiadora Larissa Jacheta Riberti  sobre Felipe Neto, que tem conquistados elogios de integrantes da esquerda por sua posição contra Jair Bolsonaro.

Abaixo do texto de Larissa, publicamos alguns comentários colhidos no Facebook a respeito do que publicou a historiadora.

O Blog tomou conhecimento da publicação da historiadora Larissa via o Facebook da amiga e cantora Ana Decker.




Algumas observações sobre Felipe Neto:

1) Vocês tão laureando uma pessoa que se posiciona contra Bolsonaro, o que nesse momento deveria ser feito por qualquer um que pense com os dois lados do cérebro. Não se esqueçam de que nessa lista tem Dória, a boyzada do MBL, Bebianno e agora Moro, e “os comunistas” que não querem morrer de coronavírus. Felipe Neto não é a versão 2.0 de Lenin e ele não fará a revolução de esquerda.

2) Nem sei se Felipe Neto se posiciona contra o fascismo porque é bordão dos progressistas virtuais ou se ele realmente sabe o que isso significa na prática e na teoria;

3) A esquerda não tem obrigação nenhuma de acolher alguém que não sabe nem fazer um piquete numa greve. O dia que Felipe Neto for lá na Cinelândia cheirar gás de pimenta junto com as senhorinhas do SEPE que reivindicam que a aposentadoria não fosse confiscada pelo Estado, eu vou respeitar esse garoto dos cabelo colorido;

4) Vocês botam uma fé infundada de que uma comunicação bem feita através das redes sociais e do mundo virtual vão salvar a esquerda. Em primeiro lugar, não precisa ir muito longe (mas vai ser preciso sair da frente do computador), pra ver que grande parte das pessoas não tem acesso a canais virtuais de qualidade em termos de informação e sequer tem computador e pontos de internet adequados. Assim fosse, a gente tava dando aula pela internet pra geral e a realização do Enem poderia acontecer numa boa.

5) As redes sociais e o mundo virtual ainda são uma incógnita para nós, pesquisadores e educadores. Infelizmente, um país de democracia frágil não tem marcos regulatórios para fazer desses espaços mecanismos de democratização do acesso à informação. Estamos perdendo essa disputa para os membros da Universidade do Zap. Nossos alunos procuram trabalhos prontos na internet, não leem 10 páginas, se interessam pouco pelo debate. Imagina quem trabalha 8 horas por dias e nas outras ainda tem que pagar boletos e trocar frauda de catarrento?

6) Sobre o público de Felipe Neto: quem garante que esses milhões de seguidores são, de fato, reais? Existem muitos perfis falsos, seguidores comprados, spam, bots. A inteligência artificial é um buraco negro. E, por enquanto, ela tem servido à disseminação de fakenews e a sustentação do caos catastrófico, alimento do fascismo.

7) Esse jovem é produto do capitalismo informacional. Ele é a cara do que a classe média que fica em cima do muro com papada pseudo “democrática” aceita: homem (¬¬), branco, português impecável, não radicaliza, youtuber. Não fosse ele seria qualquer outro que repetisse obviedades viralizadas em links patrocinados.

8) Eu tenho visto lideranças de esquerda elevarem Felipe Neto a um patamar de comunicador, político e mediador com as chamas “classes que precisamos dialogar”. Em primeiro lugar, a esquerda tem que parar de achar que vai conseguir dialogar com todo mundo porque nem todo mundo é obrigado a aceitar a gente nos seus espaços. Pobres e camadas populares, oprimidas, não são tábula rasa, eles fazem suas escolhas, e pode ser que não estejamos entre elas. Aceitem.

9) Em segundo lugar, vocês realmente acreditam que um youtuber é capaz de fazer um trabalho de mobilização das bases, consistente e a longo prazo? De um lado MST e MTST e de outro Felipe Neto. Quem vocês escolhem?

10) Essa história de que “precisamos unir as esquerdas” e “precisamos nos reinventar”, colocando uma pessoa como Felipe Neto como modelo a ser seguido, é uma espécie de criminalização dos movimentos sociais disfarçada. Porque sempre houve esquerda (s), sempre houve movimento estudantil, movimento de mulheres, religiosos de base, de sem terra, LGBT+, quilombolas, comunidades agrícolas, urbanas e periféricas que atuaram em prol de uma série de direitos, e nas trincheiras contra esse fascismo que hoje nos assola. Essa gente apanhou muito, mas nunca foi aceita por essa imprensa e pelo sistema que hoje torna Felipe Neto produto comercializável.

11) Enquanto Felipe Neto tuita, o MST doa milhares e milhares de alimentos para famílias desamparadas e desempregadas nesse momento de pandemia.

12) Como eu disse no começo desse longo texto, numa conjuntura absurda e extrema como a que estamos vivendo, qualquer pessoa com instinto de preservação se colocará contrária ao fascismo representado por Bolsonaro e seu governo. Mas será mesmo que numa disputa política “tradicional”, burguesa e cujas candidaturas revelassem mais liberais (adjetivo) que neoliberais da extrema direita, Felipe Neto se colocaria nas trincheiras da esquerda? Ou ele seria #Team Cirão das Massas, Tábata Amaral, Marina Sllva ou qualquer um desses aí?

13) Eu concordo que Felipe Neto tem que ser articulado com a esquerda. Acho até que os liberais tem que ser articulados com a esquerda, nesse momento. Mas não se enganem, parem de jogar pérolas aos porcos. Caindo Bolsonaro essa gente volta pro seu lugar e vai defender os seus interesses que, não pasmem, podem não ser tão de esquerda assim.

14) Por último, mas não menos importante, pra mim Felipe Neto é o “FHC” de amanhã. Um jovem progressista que vai adquirindo traços conservadores com a idade. É um produto, uma imagem ideal para aparecer na mídia, e que profere frases feitas e obviedades que qualquer pessoa que tenha lido ou vivido o mínimo sabe. Ele não vai nos libertar dessa tragédia, porque é preciso mais do que meia hora de conversa via web pra derrotar o fascismo. E isso a história já nos mostrou.

Ana Decker:

Amigos, maravilha os comentários por aqui.
Fui marcada nesse texto e compartilhei pra justamente saber o que meus amigos e seguidores pensam a respeito dessa entrevista. Eu ainda não tinha visto e acabo de ver.
Acho mesmo que ter um cara com o poder de alcance que tem e com reflexões humanistas e progressistas como a dele é o que mais interessa nesse momento. Onde a linguagem da comunicação é a via mais importante de politização na atualidade.
Fico feliz pelos jovens que seguem esse influencer que contribui a com o humanismo e, consequentemente, da humanidade.
Errar é humano. Reconhecer o erro, assumí-lo e transformá-lo em atitudes que favoreçam o pensar político futuro de uma nação (mesmo ele achando que não é um feito político), é nobre e merece atenção e respeito. Curti bastante o Felipe Neto. Viva ele!!
Jose Renato Uchoa:
 Felipe é um rato branco em polvorosa, quando um dia a sociedade fizer o julgamento de todos os golpistas, como ele, pagarão caro pela quebra da legalidade. O que importa, mais de 50% da população tem respeito hoje é ontem pelo governo popular Lula/Dilma. Desculpas? Não vão nos devolver a vida, e o tempo perdido. Abraço.
Flavio Androni:
Esse cara é mais um psdb da vida, e os que o seguem, seguramente não são os que estão na deriva! Garotada da classe média neoliberal que se julgam os donos do saber. Esse é da turma do Hulk, cara lavada que não me representa!!! Aí vai no roda viva receber a bênção dessa mídia hipócrita quando não, sinistra. Vivemos a era da pós-verdade. Mas tudo bem, é preciso conhecer quem é quem. Paciência!
Alex Saratt:
Muitos apontamentos estão corretos, mas outros partem da premissa de que FN deveria ser um tipo esquerdista como nós e me parece que não é esse o debate a ser feito. Concordo que não devamos incensar o moço, mas saudar sua guinada às ideias progressistas e sua disposição (a conferir) em se somar às causas da Liberdade e da Democracia não é ruim, é fazer política (quando fomos governo lidamos com sujeitos e situações bem piores, vide – para pegar um caso menor – a entrega da Comissão dos Direitos Humanos para Marcos Feliciano). Num quadro de retrocesso, escalada fascista, isolamento e defensiva da Esquerda e resistência, defecções e deserçõesno campo contrário – analisadas caso a caso e com critério – são bem vindas.
Eduardo Tavolaro:
É assim, eu sou professor da rede pública e se algum aluno ver um twitte do Felipe Neto e aguçar a curiosidade, querer descobrir mais sobre o que é o fascismo para mim já tá ótimo! Meu interesse por política começou ouvindo racionais e punk rock na adolescência. Que seja a porta de entrada para reflexões.
Yasna Yañez :
Tipo Anita Política? Porque convidou uma mulher inteligente pra se redimir sobre sua ignorância política? Vão me xingar…Amor, tá tudo muito chato… O mundo se perdeu quando começamos a teclar o “ curtir “. Eu curto eu não curto, eu curto eu não curto… nosso antigo bem me quer, mal me quer…O nosso dedinho de Nero criou monstros.
Adoro seus posts sempre reflexivos😘 ( sobre ele, deve ser um cara legal como tantos outros que ninguém conhece e ajudam tantos sem aparecer, como nossos médicos, enfermeiros e invisíveis)
Diego Fortes:
A reflexão é essencial, mas o texto é desnecessariamente agressivo inclusive com outros nomes do quadro da esquerda.
Nunca assisti ao canal do rapaz e não me atiça a curiosidade, mas me anima o fato de haver alguém com tanto alcance falando coisas óbvias porque é esse o tempo que estamos vivendo – lembrando Brecht.
Acho que esses dedos na cara na oposição da própria oposição são uma alegria pra extrema-direita.
Talvez ele não precise fazer a revolução, talvez dizer obviedades seja o suficiente, por enquanto.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias