Compartilhado de Carta Capital –
Crime acontece nas vésperas do Dia da Consciência Negra
Um homem negro foi espancado e morto por dois seguranças em unidade da rede de supermercado Carrefour, em Porto Alegre. O crime aconteceu na noite da última quinta-feira 19, véspera do Dia da Consciência Negra.
A cena foi filmada por pessoas que estavam no local. As imagens, que viralizaram nas redes sociais, mostram João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, levando socos e chutes de dois homens que vestiam uma roupa preta. Ao lado dos dois, uma mulher acompanhava o espancamento filmando o ocorrido.
Em seguida, já com sangue espalhando pelo chão, outras pessoas aparecem em volta do homem agredido, enquanto os dois agressores continuam tentando mobilizá-lo no chão.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tentou reanimar o homem depois que ele foi espancado, mas ele morreu no local.
Os dois suspeitos, um de 24 anos e outro de 30 anos, foram presos em flagrante. Um deles é policial militar e foi levado para um presídio militar. O outro é segurança da loja e está em um prédio da Polícia Civil.
Desentendimento
A Polícia Militar apurou que o espancamento começou após um desentendimento entre a vítima e uma funcionária do supermercado, que fica na Zona Norte da capital gaúcha.
O grupo Carrefour informou, em nota, que lamenta profundamente o caso e que iniciou rigorosa apuração interna e tomou providências para que os responsáveis sejam punidos legalmente. A rede também chamou ato de criminoso e anunciou o rompimento do contrato com a empresa de segurança.