HQ sobre Carolina Maria de Jesus, a autora de Quarto de Despejo, é indicada ao Jabuti

Compartilhe:

Por Cynara Menezes publicado em Socialista Morena – 

Joia rara “garimpada” pelo jornalista Audálio Dantas em uma favela do Canindé em 1958, Carolina é “descoberta” mais uma vez, agora em quadrinhos

CAROLINA EM QUADRINHOS POR JOÃO PINHEIRO

Parece que o destino de Carolina Maria de Jesus é ser descoberta e redescoberta. Há três anos, o centenário da autora mineira radicada em São Paulo, célebre pelo livro Quarto de despejo: Diário de uma Favelada, traduzido em 13 idiomas, não teve o destaque que merecia. Mas, de lá para cá, a obra de Carolina aos poucos vem sendo relembrada. No início do mês, uma graphic novel sobre a escritora negra, escrita por Sirlene Barbosa e desenhada por João Pinheiro, foi indicada ao prêmio Jabuti como uma das melhores histórias em quadrinhos do ano.




É como se Carolina, joia rara “garimpada” pelo jornalista Audálio Dantas em uma favela do Canindé em 1958, tivesse sido mais uma vez encontrada, agora em HQ. Sirlene, que é professora da rede municipal, explica que escolheu Carolina para biografar porque se deu conta que a escritora quase nunca aparece nos currículos escolares da educação básica. “Em uma breve pesquisa com uma média de 40 professores de sala de leitura, apenas cinco conheciam a escritora, mas nenhum havia usado sua literatura em sala de aula”, diz Sirlene.

Professora da rede municipal em São Paulo, Sirlene explica que escolheu Carolina porque a escritora quase nunca aparece nos currículos escolares da educação básica

Coordenadora de Sala de Leitura da rede municipal paulista, ela conta que a partir de 2014 a Secretaria de Educação passou a gerir um projeto de leituras de escritoras e escritores que estão fora do cânone literário, e Carolina estava no meio. Justamente no ano do centenário da escritora, o projeto recebeu alguns livros para compor o acervo: duas caixas com livros do poeta Ferreira Gullar (40 unidades) e apenas dois Quarto de Despejo…

“Essa discrepância de importância literária –e isso não significa dizer que Gullar não é importante– me colocou na condição de apresentar a escritora, com urgência, principalmente para os alunos. O gênero que acreditei ser mais apropriado foi a História em Quadrinhos, pois os estudantes curtem muito o gênero e porque tenho um quadrinista em casa”, brinca. João, o quadrinista, é seu companheiro.

Para fazer a HQ, Sirlene e João foram “respirar” os ares de Carolina Maria de Jesus em Sacramento, Minas, a cidade onde a escritora nasceu e viveu até os 23 anos. “Pisamos no chão que ela pisou, conhecemos a escola que ela estudou por apenas dois anos, mas fundamentais para sua vida, pois não mais parou de ler, conhecemos o acervo da cidade em que se encontram algumas páginas originais da autora e alguns de seus objetos pessoais”, conta a autora. Baseado nas pesquisas de Sirlene, o quadrinista roteirizou e desenhou o gibi de 128 páginas.

Mesmo entre as lideranças do movimento negro ainda falta o reconhecimento devido a Carolina Maria de Jesus. Sirlene Barbosa, por sinal, conta uma história estranha. “Acho que Carolina aparece bastante e é muito enaltecida. No entanto, em 2014, eu palestrei num seminário que o Núcleo Étnico-Racial da Secretaria de Educação promoveu e ouvi de um intelectual negro que ele desejaria enterrar Carolina –claro que ficou na vontade, pois ela é semente e está sempre renascendo.” Por que será que ele queria “enterrá-la”? Talvez sua presença ainda seja forte demais?

A dificuldade de encontrar um editor também foi grande. O casal apresentou o projeto da graphic novel para algumas editoras e recebeu como resposta vários “não nos interessa”. Felizmente, o roteiro ganhou o prêmio do ProAc São Paulo (programa de incentivo do governo paulista) no ano do centenário e a Veneta se ofereceu para publicar. Em 2018, Carolina, agora em HQ, volta a “viajar” pelo mundo: a obra será lançada na França.

Carolina
Autores: Sirlene Barbosa e João Pinheiro
Editora Veneta, 128 págs., R$39,90

cofrinho campanha cópia

Curta nossa página no Facebook e acompanhe as principais notícias do dia

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias