Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
Já virou rotina a presença de uma mesinha com santinhos de candidatos na praça das barcas da Ilha de Paquetá. É lá que abnegados se propõem a conversar sobre política enquanto entregam santinhos de candidatos.
A iniciativa é do CDPP – Coletivo Democrático Popular de Paquetá, um grupo de militantes progressistas que se reúne periodicamente para decidir atividades.
São oficinas de confecção de rosas de celofane para eleitoras, participações em manifestações e o bate papo sobre as eleições na praça das barcas.
O grupo, desta forma, fura a bolha da Internet, vai para a rua para dialogar com eleitores indecisos e também com aqueles que não professam do mesmo pensamento político, sempre sugerindo e orientando sobre a importância do voto contra o fascismo, contra aqueles que vivem para tirar direitos dos trabalhadores.
A importância de não anular ou votar em branco também é pauta da conversa com o moradores da Ilha.
Para quem não conhece, Paquetá é uma pequena ilha da Baía da Guanabara, com cerca de 4.500 habitantes. Na ilha, que é administrada pela prefeitura do Rio, não circula carro, somente veículos de utilidade pública.