Relatório divulgado pelo Centro para a Integridade Climática (CCI) aponta omissão e marketing enganoso dos produtores de plástico
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Um estudo realizado pelo Centro para a Integridade Climática (CCI) conclui que os produtores de plástico sabem há mais de 30 anos que a reciclagem não é uma solução economicamente ou tecnicamente eficaz para gerir os resíduos de plástico. Mesmo assim, as empresas promoveram a reciclagem.
“As empresas mentiram. É hora de responsabilizá-los pelos danos que causaram”, disse Richard Wiles, presidente do grupo de defesa da responsabilização dos combustíveis fósseis, em entrevista ao jornal The Guardian.
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Segundo o relatório, há evidências de que as empresas petrolíferas e petroquímicas, bem como as suas associações comerciais, podem ter infringido leis destinadas a proteger o público do marketing enganoso. Para Wiles, levar as indústrias petrolífera e petroquímica ao tribunal por “enganar conscientemente” o público poderia forçá-las a mudar os seus modelos de negócio.
“Acho que o primeiro passo para resolver o problema é responsabilizar as empresas”, afirmou.
A reciclagem do plástico é cara e complexa, pois exige triagem meticulosa, uma vez que a maioria das milhares de variedades quimicamente distintas de plástico não podem ser reciclada em conjunto. Outro desafio é a degradação, o que significa que o plástico geralmente só pode ser reutilizado uma ou duas vezes. Segundo o CCI, a indústria conhece esses desafios há décadas, mas ignorou essas informações nas suas campanhas de marketing.