Inflação mais baixa, PIB mais alto: mercado eleva previsões para crescimento do Brasil

Compartilhe:

Economia brasileira deve crescer mais do que o previsto em primeiro ano do governo Lula

Por Yuri Ferreira, compartilhado da Revista Fórum




Sorte? Governo Lula eleva previsões do mercado pela sétima vez seguida
Sorte? Governo Lula eleva previsões do mercado pela sétima vez seguidaCréditos: Ricardo Stuckert

Nesta segunda-feira (26), o boletim Focus, elaborado pelo Banco Central do Brasil, mostra que a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 aumentou pela sétima vez consecutiva. Desta vez, as previsões do mercado elevaram o PIB de 2023 de 2,14% para 2,18%.

O relatório também mostrou uma redução do índice IPCA, que revela a inflação, de 5,12%(estimativa divulgada na semana passada) para 5,06%

O relatório do próprio Banco Central do Brasil também afirma que há uma expectativa de redução da Selic de 13,75% para 12,25%.

Próximos anos do governo

O boletim Focus também faz previsões para a continuidade do governo Lula. A expectativa é que o PIB cresça 1,22% em 2024, 1,83% para 2025 e 1,92% em 2026.

O relatório também estima uma redução ainda maior na inflação, 3,98% em 2024, 3,8% em 2025 e 3,72% em 2026.  A expectativa é que a SELIC também caia nos próximos anos, com uma queda para 8,75% em 2026.

Além disso, o documento também prevê estabilidade do dólar em R$ 5 para o fim de 2023 e R$ 5,10 na conclusão do ano de 2024.

Apesar da expectativa de queda, o próprio Banco Central através do Comitê de Política Monetária (Copom) tem mantido a taxa básica de juros em 13,75%.

A taxa de juros é apontada como um grande impedimento para o crescimento brasileiro e Roberto Campos Neto, atual presidente do BC, é considerado o principal inimigo da política econômica do governo Lula. Ele já foi alvo de críticas diretas de Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias