Da Redação: A Inglaterra se colocou fora da União Europeia e foi saída da EuroCopa. Desta vez sem plebiscito. A Islândia este pequeno pais europeu com pouco mais de 300 mil pessoas foi a responsável por tirar a Inglaterra da EuroCopa, a mais importante dos europeus depois da Copa do mundo.
Temos aqui os gols do jogo Islândia 2, Inglaterra 1 e temos também um pouco da história de como este povo brioso mudou a política de seu país, tirando dos políticos o poder de entregar economicamente seu país à Holanda e… Inglaterra.
E, recentemente, o primeiro-minsitro Sigmundur David Gunnlaugsson, foi pressionado pela população e teve que pedir um afastamento por tempo indeterminado, após ter seu nome citado no escândalo “Panama Papers”, que apresentou nomes de diversas personalidades do mundo político e econômico mundial com dinheiro em paraíso fiscal.
Texto do Youtube sobre o vídeo dos acontecimentos de 2009: “A negativa do povo da Islândia a pagar a dívida que as elites abastadas tinham adquirido com a Grã Bretanha e a Holanda gerou muito medo no seio da União Europeia. Prova deste temor foi o absoluto silêncio na mídia sobre o que aconteceu. Nesta pequena nação de 320.000 habitantes a voz da classe”.
https://www.youtube.com/watch?v=9_KHKyQ_GDk