O levantamento é ruim para Ciro Gomes, que apresenta perda de votos em seu berço político
Por Marcelo Hailer, compartilhado da Revista Fórum
Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada neste domingo (25) revela a intenção de votos dos candidatos à presidência entre os eleitores do Ceará. O ex-presidente Lula mantém isolado na dianteira, enquanto Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT surgem bem atrás do petista.
De acordo com dados do Ipec, Lula tem 63% das intenções de votos entre os eleitores do Ceará. O presidente Bolsonaro aparece com 18%, e o pedetista Ciro Gomes com apenas 10% da preferência dos cearenses.
Na comparação com o levantamento anterior do Ipec, divulgado no dia 9 de setembro, Lula apresentou uma oscilação positiva e passou de 57% para os atuais 63%, um crescimento de seis pontos. O presidente oscilou negativamente dentro da margem de erro e passou de 19% para 18%.
Por sua vez, Ciro Gomes apresentou uma queda acentuada no Ceará: tinha 14% e agora tem 10%. Essa queda de Gomes chama atenção, pois, o estado em questão é a sua terra natal e o político sempre o usa como referência de gestão pública, pois, já foi governador do Estado cearense.
A candidata do MDB, Simone Tebet, oscilou negativamente dentro da margem de erro: tinha 2% e agora aparece com 1% da preferência do eleitorado do Ceará.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro, com 1.200 eleitores votantes no Estado do Ceará, em 56 municípios cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número CE-03914/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02694/2022.