Ipespe mostra que 75% do povo acredita no Brasil em 2025 e Folha ataca com ‘pesquisa-editorial’ nos acréscimos de 2024

Compartilhe:

Jornalão a serviço do mercado argumenta sobre “suposto pessimismo entre os brasileiros em relação à Economia do País“, com dados de uma pesquisa “estranhíssima“, o que fez com que um perfil de uma rede social rebatesse as informações apresentando os excelentes resultados da gestão Lula 3

Compartilhado de URBS Magna




Há apenas 6 dias, o portal da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) publicou, em 26/12/2024, que “a maior parte da população brasileira chega ao final de 2024 bastante otimista em relação ao próximo ano e satisfeita com sua vida pessoal e a familiar. Para 75% dos brasileiros, a vida pessoal e a familiar irão melhorar em 2025. Esse percentual retoma o patamar de dezembro de 2023 (74%) e representa um salto de 13 pontos em relação a outubro passado, quando o indicador marcava o menor percentual da série histórica (62%)“.

Diferentemente do anunciado, o jornal Folha de S. Paulo afirma, nos últimos minutos de 2024, que o seu instituto de pesquisas Datafolha tem dados revelando que “61% acham que economia brasileira está no rumo errado“. De imediato, a mídia a serviço do mercado entra 2025 “de sola” nos excelentes resultados da Economia sob a terceira gestão do Presidente da República Federativa do BrasilLuiz Inácio Lula da Silva (PT). Pra que isso?

Claro, gerou uma baita dúvida quanto à veracidade das informações, que foram divididas em duas matérias. Os supostos dados foram postados no jornalão pelo repórter Fábio Pupo, que também divulgou outro título com base nos dados suspeitos do Datafolha: “Otimismo do brasileiro com ano novo é o menor desde 2020 – menos da metade dos entrevistados, 47%, acha que situação da população vai melhorar em 2025“.

Parece maldade, especialmente ao se realizar uma leitura de um comentário feito por um perfil na plataforma de microblog X (leia mais abaixo), em posicionamento contrário às informações publicadas pela Folha, “de última hora” , haja vista que foram ao ar às 23 horas de 31 de dezembro de 2024.

Para efeito comparativo entre as fontes, a associação sem fins lucrativos Febraban afirma em seu site que tem “o propósito de contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país, acreditando que um sistema financeiro é verdadeiramente forte quando é feito por empresas e pessoas financeiramente fortes“. Já o Datafolha é um instituto de pesquisa pertencente ao Grupo Folha, tendo sido criado como departamento de pesquisas do jornal Folha de S. Paulo.

A suposta pesquisa Datafolha traz os mesmos ares dos famosos editoriais da Folha contra o Partido dos Trabalhadores e contra o “melhor Presidente da República que o Brasil já teve“, sim, Lula, conforme mostrou em 2022 a opinião popular em levantamento do próprio instituto de pesquisas “pessoal” do jornal, o que também serve para lançar suspeita sobre os últimos dados deste fim de ano.

Tanto que o dono de uma conta na rede social X deixou evidente que se trata de mais uma “pesquisa-editorial” ao responder: “Oi? Taxa de desemprego de 6,1%. O Brasil é a sexta economia que mais cresceu no mundo e será a 8° economia geral do mundo em 2024. A renda dos trabalhadores cresceu 6,6% em um ano e massa salarial atingiu recorde histórico. O PIB de 2024 será de 3,5% com inflação sob controle”,

Veja abaixo e leia mais depois:

O portal progressista de notícias Brasil247 chama a pesquisa Datafolha de “estranhíssima“, argumenta sobre “suposto pessimismo entre os brasileiros” divulgados no jornalão e afirma que o levantamento “contrasta de maneira significativa com a pesquisa Radar Febrabandivulgada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) há apenas uma semana, que apresenta um panorama bastante otimista sobre o ano que se inicia“.

O site “amigo” critica a “visão contrária” da Folha e a interpreta como “’jornalismo de guerra’ contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa do Datafolha parece enfatizar aspectos negativos, enquanto outros indicadores apontam para uma realidade econômica mais favorável“.

E destaca que “Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, explicou que o viés positivo das famílias brasileiras se deve principalmente ao aumento do emprego“O bom resultado é resultado de uma economia aquecida, que cresceu 3% em 2023, e deve crescer mais de 3,5% neste ano – o segundo do terceiro mandato do presidente Lula. A pesquisa também aponta que 80% dos brasileiros avaliam que sua vida pessoal e familiar melhorou ou permaneceu igual em 2024. Em relação ao país em 2025, 68% dos entrevistados acreditam que o Brasil irá melhorar como um todo ou ficará como está”, afirmou Lavareda. Ele acrescentou que os aspectos negativos estão relacionados às secas no país e ao aumento da taxa Selic, dos juros e da inflação“.

A matéria postada há apenas 6 dias no portal da Febraban está AQUI e a íntegra da pesquisa FEBRABAN News-IPESPE do dia 26/12/2024 pode ser acessada neste LINK

    O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

    Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

    Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
    Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
    Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

    Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

    Categorias