Por Plínio Teodoro, compartilhado da Revista Fórum
Campeão mundial de vôlei de praia em 1994 em Miami e integrante da seleção brasileira que brilhou nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, a ex-atleta Maria Isabel Salgado morreu nesta quarta-feira (16) em decorrência de uma síndrome aguda respiratória do adulto (SARA), uma condição clínica rara.
Isabel, que foi incluída na segunda-feira (14) como integrante do Governo de Transição no grupo de trabalho sobre esportes, foi diagnosticada como uma bactéria no pulmão nesta terça-feira (15) e morreu na manhã desta quarta.
A síndrome aguda respiratória do adulto, conhecida como SARA, é uma emergência médica. Ela pode acontecer em pessoas que já tiveram doença pulmonar ou em pessoas com pulmões anteriormente saudáveis. Ela provoca aumento da permeabilidade vascular do pulmão.
A doença costuma ser fatal e o risco aumenta com a idade e a gravidade da doença. Pessoas com a síndrome sofrem falta de ar intensa e, muitas vezes, são incapazes de respirar por conta própria, sem o apoio de um ventilador pulmonar.