Um jornalista dos EUA foi morto por tropas russas enquanto cobria a guerra na Ucrânia, segundo a polícia de Kiev. Brent Renaud teria sido abatido a tiros em Irpen, nos arredores da capital.
Por Kiko Nogueira, compartilhado de DCM
Andrey Nebitov, chefe da polícia, disse que o cineasta de 51 anos “pagou com sua vida” por relatar a invasão. Outro repórter, que se acredita ser colega de Renaud, também teria sido ferido no ataque.
“Um correspondente de mídia de renome mundial de 51 anos foi baleado em Irpen hoje”, disse Nebitov. “Agora eles estão tentando retirar a vítima da zona de guerra”.
Relatos iniciais sugeriam que Renaud trabalhava para o New York Times, mas o jornal declarou que ele não estava na Ucrânia em seu nome.
“Estamos profundamente tristes ao saber da morte de Brent Renaud. Brent era um talentoso fotógrafo e cineasta que contribuiu para o New York Times ao longo dos anos”, diz um comunicado do NYT.
Ein 51-jähriger US-Journalist ist heute in Irpin, einem Vorort von Kyiv, getötet worden. Sein Kollege, mit dem er unterwegs war, konnte verletzt gerettet werden. Das Video, das wir unter der Brücke aufgenommen haben, zeigt die Evakuierung des verletzten Kollegen. pic.twitter.com/TemuQaUL50
— Paul Ronzheimer (@ronzheimer) March 13, 2022
“Os primeiros relatos de que ele trabalhou para o Times circularam porque ele estava usando um crachá de imprensa que foi emitido para um trabalho há muitos anos.”
Moradores estão fugindo para Kiev de batalhas e bombardeios nas áreas próximas, como Hostomel e Bucha. Em Irpen, um subúrbio a cerca de 20 quilômetros a noroeste do centro da capital, corpos ficaram expostos a céu aberto no sábado nas ruas e em um parque.
