Jornalistas da Globo elogiam checagem ao vivo em debate nos EUA, enquanto deixam Marçal mentir sossegado

Compartilhe:

Durante o debate presidencial dos Estados Unidos transmitido pela ABC News na terça-feira à noite, os moderadores David Muir e Linsey Davis atuaram com rigor na verificação de fatos em tempo real, uma mudança significativa em relação aos debates anteriores. Diferentemente do confronto inicial da temporada de 2024, organizado pela CNN e onde falsas alegações de Donald Trump e do presidente Joe Biden passaram sem correção imediata, a ABC News escolheu uma abordagem mais interventiva.

Compartilhado de Diario do Centro do Mundo




A jornalista Natuza Nery e o candidato à Prefeitura de SP Pablo Marçal – Foto: Reprodução

Logo após o início do debate em Filadélfia, Muir e Davis corrigiram Trump em múltiplas ocasiões. Um dos momentos notáveis foi quando Trump disse, erroneamente, que os democratas apoiavam o aborto até o nono mês de gravidez e mesmo “após o nascimento”. Linsey Davis interveio prontamente, esclarecendo que não existe nenhum estado nos EUA onde isso seria legal.

Os jornalistas da GloboNews babaram diante da atuação dos americanos. É de se perguntar: por que não tentam fazer o mesmo aqui? Incompetência, covardia ou hipocrisia? Durante uma entrevista e uma sabatina com o picareta Pablo Marçal, candidato à prefeitura de São Paulo, ele espalhou fake news à vontade.

Marçal chegou a acusar Natuza Nery ao vivo de mentir sobre seu envolvimento na questão das enchentes no Rio Grande do Sul, sem que houvesse uma resposta decente por parte dela. Os telespectadores ficaram com os recortes de Marçal e a omissão de Natuza.

@tbrtv

NATUZA NERY FALA SOBRE CONDENAÇÃO DE PABLO MARÇAL EM ENTREVISTA NA GLOBO NEWS

♬ som original – TBR TV

@taison_pt13

#natuzanery #eleicoes #noticias

♬ som original – Taison_Petista

Trump também fez alegações patéticas sobre migrantes em Ohio, afirmando que estavam prejudicando e consumindo animais de estimação. Muir, sem demora, esclareceu que contatou o gerente da cidade de Springfield, Ohio, e confirmou que não havia evidências dessas acusações.

@folha

Após Donald Trump dizer que imigrantes estão comendo animais de estimação dos moradores de Ohio, ele vira alvo de risadas e é desmentido pela segunda vez durante debate com Kamala Harris. 📲Leia mais na Folha: folha.com/mundo 🎦 ABC News/Reprodução

♬ som original – Folha de S.Paulo

Além de correções diretas, os moderadores da ABC também utilizaram métodos sutis para confrontar falsidades. Em um ponto, Muir questionou Trump sobre uma declaração anterior onde ele parecia admitir sua derrota na eleição de 2020, que Trump insistiu ter sido dita sarcasticamente.

Esse debate destacou a evolução na abordagem dos moderadores, contrastando com debates passados onde a verificação de fatos era menos prevalente. Em 2012, a moderação de Candy Crowley na CNN, que corrigiu Mitt Romney ao vivo, gerou controvérsia, e em 2020, moderadores como Chris Wallace e Kristen Welker optaram por uma abordagem menos interventiva.

Daniel Dale, da CNN, reportou que Trump fez pelo menos 33 declarações falsas durante esse debate, evidenciando uma tendência preocupante de desonestidade em suas afirmações. A discussão sobre a adequação da verificação de fatos em tempo real continua, mas a ABC News demonstrou uma postura firme na busca pela verdade durante o evento político.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias