Por Caroline Nunes e edição de Nadine Nascimento, compartilhado do site Alma Preta –
“Eles não conseguem entender como você está ali sem ter roubado deles, não importa o quanto você prove”, relata Matheus Ribeiro
No último Dia dos Namorados (12) um jovem negro foi abordado por um casal de brancos que o acusou de ter roubado a bicicleta elétrica que estava com ele. Matheus Ribeiro aguardava a namorada em frente ao Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, quando foi surpreendido pela frase “você pegou essa bicicleta ali agora, não foi? É, sim, essa bicicleta é minha”, disse a jovem branca a Matheus.
No Instagram, o rapaz negro descreveu o fato. Segundo ele, foi necessário mostrar fotos antigas com o item e também a chave do cadeado para que o casal tivesse a comprovação de que a bicicleta elétrica era sua.
“Porém, eu só consegui provar que a bicicleta é minha quando – sem a minha autorização – o ‘lindo’ rapaz pegou o cadeado da minha bicicleta e tentou abrir. Eles não conseguem entender como você está ali sem ter roubado deles, não importa o quanto você prove”, relata.
Matheus conta que o rapaz branco se frustrou quando não conseguiu abrir o cadeado com a chave deles, e disse que em momento algum o acusou, apenas “estava perguntando”. Indignado, o dono da bicicleta ironiza a situação. “Um preto numa bike elétrica? No Leblon? Ah, só podia ser! ‘Acabei de perder a minha, foi ele’. salienta.
Matheus destaca que esse tipo de atitude é a prova de um comportamento comum dos racistas. Segundo o jovem, por mais que a moça branca não tivesse a menor ideia de quem furtou a bicicleta dela, a primeira coisa que pensou é que algum negro tinha levado.
“E para você, que é ‘pretin’ igual eu, seja cuidadoso ao andar em lugares assim. Eles [brancos] vão te culpar, para depois verem o que aconteceu”, aconselha o jovem.