Meio personalista a foto ( não fui eu que fotografei) mas, para mim, muito marcante e atual.
Por Vani Fátima, compartilhado de Construir Resistência
O ano era 1988, Rua Boa Vista, centro financeiro da cidade de São Paulo.
Naquele ano, jovens ( meninos e meninas) apartir de 16 anos, conquistaram o direito de votar. A foto registra uma ação coordenada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo/CUT, onde além de informar aos jovens seus direitos, auxiliava a tirar o título, focado na cooptação de seu voto.
Hoje, 30 anos depois, me pergunto onde está a população jovem e onde estão as instituições de esquerda neste momento.
Cobra-se muito do jovem sua inserção social e uma vivência política. Espera-se que sua rebeldia baste para se conscientizar. Pode ser verdadeiro, mas cabe a nós, eternos guardiões, difundir o nosso pensamentos e tentar atrai-los na difusão e permanência desses pensamentos.
Não vejo, além da própria mídia, nenhum foco de campanha, busca de diálogos ou ações neste momento de profunda e necessária politização.
No Piauí, teve uma garota, iniciativa própria, fez fila em seu comércio auxiliando na tirada do título. Olha que oportunidade de difundir narrativas e o pai da garota faturar.
Temos no Brasil uma estrutura institucional de esquerda que nos permite uma boa comunicação com grande parte da população brasileira. Infelizmente, e apesar de esforços, não chega até a ponta, não consegue furar bloqueios.
E não se percebe ultimamente sua utilização para aumentar nosso exército e, ao contrário, acaba sendo enfraquecida essa estrutura diante da importância dada ao que tanto nos alertou o filme ‘ Redes’ sobre o perigo que dos App de comunicação da internet.
Jovens, alistem-se. Engrossem nosso exército dos votos democráticos do exercício da democracia. Tirem o seu título. Votem contra o fascismo.
Pai, mãe, educadores, jovens conscientes não esperem campanha da esquerda. Façam seus próprios movimento.
Quem tem a moral de fazer campanha nas favelas, nas quebradas? Bora lá!!!
Vani Fátima é produtora e ativista cultural. Foi administradora do Parque Trianon em São Paulo e dirigente do Sindicato dos Bancários