Compartilhado de Jornal GGN –
Harris deve ser uma peça importante na relação entre Brasil e EUA
Jornal GGN – A democrata Kamala Harris foi eleita neste sábado, 7, como a vice-presidente de Joe Biden, se tornando a primeira mulher negra asiático-americana a ocupar o cargo nos Estados Unidos.
A notícia foi divulgada pouco antes das 14h de hoje, após as projeções de diversos veículos da imprensa internacional, como Associated Press, apontarem que Joe Biden teria virado o embate contra o republicano Donald Trump nos estados da Pensilvânia e Geórgea, conquistando mais que os 270 votos de delegados do colégio eleitoral necessários para vencer as eleições.
Com 56 anos, filha de imigrantes – uma pesquisadora da Índia e um professor da Jamaica -, Harris é senadora pela Califórnia desde 2017. Ela foi a primeira procuradora distrital de São Francisco e a primeira mulher negra do estado a ser eleita procuradora-geral.
Harris também concorreu pela nomeação democrata à Presidência dos EUA, travando um embate contra o próprio Biden em junho do ano passado. Além disso, em 2024, ela deve ser a indicada do Partido Democrata para concorrer ao pleito.
Com experiência em justiça criminal, Harris deve atuar no governo sobre questões de igualdade racial e policiamento.
Harris também deve ser uma peça importante na relação entre Brasil e EUA. No ano passado, ela defendeu que os EUA suspendessem as negociações comerciais com os brasileiros, em meio a incompetência do governo Bolsonaro em relação a preservação da Amazônia.
Com informações da Reuters e Folha de S. Paulo.