Publicado em DW Brasil –
Jardim de infância idealizado por pedagogo alemão prioriza desenvolvimento por meio da convivência social e atividades lúdicas. Aprender alfabeto e a escrever próprio nome ficam de fora das prioridades.
Crianças precisam ser cultivadas e cuidadas como plantas de um jardim. Foi esse o princípio que guiou o pedagogo alemão Friedrich Wilhelm August Fröbel na criação, em 1840, do primeiro Kindergarten do mundo, na cidade de Bad Blankenburg, no leste da Alemanha.
A palavra alemã para jardim de infância foi incorporada a outros idiomas, como o inglês, e expressa a ideia de que a aquisição de conhecimento deve ficar em segundo plano na infância.
Para Fröbel, o essencial para os pequenos é aprender sobre valores como justiça, responsabilidade e iniciativa por meio da vivência. Brinquedos, trabalho manual e contato com a natureza seriam os principais instrumentos para um aprendizado lúdico, que coloca a criança como protagonista, e não um simples receptor de conteúdo.
Ainda hoje, a teoria de Fröbel continua moderna. Para as crianças que frequentam o jardim de infância na Alemanha, a fórmula carteira-lousa-professor em pé-alunos sentados-dever de casa praticamente não existe. O principal objetivo do Kindergarten é ajudar a criança a se expressar e se desenvolver.
Os Kindergärten, ou Kita, são frequentados por crianças até os seis anos de idade. Os jardins de infância alemães são instituições independentes das escolas e podem ser mantidos pelos estados da federação, igrejas ou entidades privadas.
Os ambientes são espaçosos para atividades individuais e em grupo, com muitas cores e brinquedos. As crianças aprendem algumas letras do alfabeto e como escrever o próprio nome para facilitar a transição para o ensino infantil, mas na maior parte do tempo elas estão concentradas em atividades lúdicas, como passeios na cidade e na floresta, experimentos com diferentes materiais e cultivo de pomar.
Alguns jardins de infância oferecem as atividades em uma segunda língua, como o inglês e o português. Em geral, pode-se optar por pelo número de horas que a criança permanece no Kindergarten. E os pais são bem-vindos para participar de algumas atividades.
Uma mensalidade é cobrada pelo jardim de infância. Os valores dependem de uma série de fatores, como o período em que a criança fica no local e os métodos de cobrança adotados pelo estado alemão e pela cidade. O preço é geralmente definido pelo salário dos pais. Os valores aumentam caso o Kindergarten ofereça educação musical, um cardápio especial ou atividades complexas de artesanato.
Escolher o Kindergarten não é uma tarefa fácil. É sempre recomendável fazer uma visita prévia para checar o perfil da instituição. E muitas mães entram na fila para o registro da criança no Kindergarten logo depois do parto, devido à escassez de vagas no país.
Na coluna Alemanices, publicada às sextas-feiras, Karina Gomes escreve crônicas sobre os hábitos alemães, com os quais ainda tenta se acostumar. A repórter da DW Brasil e DW África tem prêmios jornalísticos na área de sustentabilidade e é mestre em Direitos Humanos.
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